Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 

Vulcões Activos

 
 

geologia dos açores

 

 Vulcão de Santa Bárbara

Sumário


O Vulcão Santa Bárbara fica situado na extremidade ocidental da ilha de Terceira e corresponde a um vulcão poligenético com caldeira, parcialmente preenchida por numerosos domos e coulées traquíticos.
 
Este vulcão apresenta duas caldeiras aproximadamente concêntricas. A caldeira externa tem um diâmetro de 2,5 por 2 km e terá resultado de um fenómeno de colapso ocorrido entre os 30.000 e os 25.000 anos. A formação da caldeira interna, mais recente, terá tido lugar há menos de 10.000 anos. Posteriormente esta caldeira foi palco de diversas erupções que causaram o seu preenchimento parcial.
 
A história eruptiva do Vulcão Santa Bárbara indica uma evolução a partir de um vulcão em escudo para um edifício cónico de carácter mais explosivo. Apresenta quase uma centena de centros eruptivos localizados na caldeira e nas suas vertentes N, NW e E, definindo alinhamentos de domos e coulées de orientação geral WNW-ESE e NW-SE, e alguns cones de escórias dispersos. Nos últimos 20.000 anos estão identificadas 30 erupções, basálticas e traquíticas, correspondendo a mais recente à erupção histórica de 1761, localizada na vertente E, durante a qual se formaram 8 pequenos domos traquíticos e coulées, denominados por Mistérios Negros.

Bibliografia Recomendada


CALVERT. A. T., MOORE, R. B., McGEEHIN, J. P., RODRIGUES DA SILVA, A. M., (2006) - Volcanic history and 40Ar/39Ar and 14C geochronology of Terceira Island, Azores, Portugal. J Volc Geotherm Res: 156: 103-115.

 

PIMENTEL, A. (2006) – Domos e Coulées da Ilha Terceira (Açores): Contribuição para o estudo dos mecanismos de instalação. Tese de mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 143 p.

 

QUEIROZ, G., GASPAR, J.L., MADEIRA, J. e ALVES, P. (2001) – EIA – Projecto geotérmico da ilha Terceira. Análise do risco sísmico. DTC 04/CVARG/01. Universidade dos Açores, 20 p.
 
SELF, S. (1976) – The recent volcanology of Terceira, Azores. J. Geol. Soc. London, 132, pp. 645-666.​