Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilhas do grupo Oriental em alerta amarelo referente a precipitação (SRPCBA/IPMA)Atividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



 

Vulcões Activos

 
 

 geologia dos açores

 

 Vulcão Pico Alto

Sumário


O Vulcão do Pico Alto ocupa grande parte da zona centro da ilha Terceira, situando-se a norte do Vulcão Guilherme Moniz, e corresponde a um vulcão poligenético com caldeira, quase totalmente preenchida por numerosos domos e coulées traquíticos.
 
Após um período de intensa actividade explosiva que conduziu à formação de uma caldeira de colapso, à menos de 140.000 anos B.P., a actividade eruptiva de natureza traquítica (s.l.), exibida pelo Vulcão do Pico Alto tem alternado entre efusiva e explosiva. Em resultado, foram produzidos numerosos domos e coulées, a que se encontram associados escoadas piroclásticas e surges, cujo desenvolvimento se tem efectuado preferencialmente para N e NE. Apesar de não se ter verificado nenhuma erupção histórica neste vulcão a actividade eruptiva é bastante recente tendo ocorrido as últimas erupções  há cerca de 1.000 anos B.P. ou menos.
 
Presentemente, as manifestações secundárias mais relevantes localizam-se no flanco sudoeste do aparelho, no campo fumarólico das Furnas do Enxofre. O reservatório hidrotermal associado ao Vulcão do Pico Alto encontra-se a ser alvo de prospecção geotérmica.

Bibliografia Recomendada


CALVERT. A. T., MOORE, R. B., McGEEHIN, J. P., RODRIGUES DA SILVA, A. M., (2006) - Volcanic history and 40Ar/39Ar and 14C geochronology of Terceira Island, Azores, Portugal. J. Volc. Geotherm Res: 156: 103-115.

 

PIMENTEL, A. (2006) – Domos e Coulées da Ilha Terceira (Açores): Contribuição para o estudo dos mecanismos de instalação. Tese de mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 143 p.

 
QUEIROZ, G., GASPAR, J.L., MADEIRA, J. e ALVES, P. (2001) – EIA – Projecto geotérmico da ilha Terceira. Análise do risco sísmico. DTC 04/CVARG/01. Universidade dos Açores, 20 p.
 
SELF, S. (1976) – The recent volcanology of Terceira, Azores. J. Geol. Soc. London, 132, pp. 645-666. ​