Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Sismo de magnitude 2,0 sentido com intensidade III/IV em S. MiguelIlhas dos grupos Central e Ocidental em alerta amarelo referente a vento e agitação marítima (SRPCBA/IPMA)Atividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



 

 Caracterização

 

Introdução

Dscn1178_web.jpg 
 
O Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), estabelecido a 11 de agosto de 2016, é uma unidade pluridisciplinar de investigação da Universidade dos Açores, constituída estatutariamente em 1997 como Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), um núcleo autónomo não personificado do Departamento de Geociências, e é parceiro da Fundação Gaspar Frutuoso (FGF), uma instituição de direito privado da Universidade dos Açores.
 
O IVAR integra o Sistema Científico e Tecnológico Nacional desde 2001, data em que foi reconhecido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e faz parte do Sistema Científico e Tecnológico Regional, criado pelo Governo dos Açores em 2005.
 
Na sua componente de investigação, o IVAR integra diversas redes e consórcios, nacionais e internacionais, e mantém estreitas relações institucionais com outros centros ligados ao estudo da Vulcanologia, designadamente, da Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Islândia, Itália e Reino Unido, entre outros.
 
No domínio da monitorização e vigilância sismovulcânica, o IVAR compreende o Observatório Vulcanológico e Sismológico dos Açores, sendo membro da World Organization of Volcano Observatories (WOVO). Neste contexto, constitui-se como a unidade operacional do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), uma associação privada sem fins lucrativos, que prossegue finalidades a título principal de natureza científica e tecnológica, criada em 2008 pela Universidade dos Açores e pelo Governo Regional.