Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilhas dos grupos Central e Oriental em alerta amarelo referente a precipitação (SRPCBA/IPMA)Atividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



 Mestrado em Geologia do Ambiente e Sociedade

Nascente de água (Foto: CVARG)

Enquadramento


 

A Geologia do Ambiente é um dos campos das Ciências da Terra em evolução mais acelerada, fruto da interação entre a Humanidade e o meio geológico e da relação entre a Geosfera–Hidrosfera–Atmosfera–Biosfera. O impacte da atividade humana sobre o ambiente permitiu inclusivamente que Paul Crutzen popularizasse a designação informal de um novo período da história da Terra, o Antropoceno. Por outro lado, importa realçar que a crescente vulnerabilidade face aos perigos geológicos é outro tema de investigação candente.

 

Este ciclo de estudos pretende formar profissionais que dominem as ferramentas de trabalho necessárias à caracterização, monitorização e remediação dos processos de interação entre as esferas da Terra, para que exerçam a sua atividade em entidades oficiais, empresas e centros de investigação científica. O objetivo secundário é contribuir para a redução dos impactes ambientais, para a exploração sustentável de recursos naturais e para a mitigação dos riscos naturais.


Anexos



Prazo de Candidaturas: 1ª fase - 1 a 15 de Julho
     2ª fase - 2 a 13 de Setembro