Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Academia IVAR - Academia do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 

 
​ 
 
 
 
O Arquipélago dos Açores é marcado por uma importante atividade sísmica e vulcânica, além de uma elevada reincidência de fenómenos meteorológicos extremos a que se associa a ocorrência de movimentos de vertente e cheias, causadores de algumas das maiores catástrofes na região. Tais fatores tornam os Açores um laboratório natural de excelência para o desenvolvimento de estudos no campo das Ciências da Terra e Espaço.
 
Beneficiando das potencialidades oferecidas pelo contexto onde se insere, o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) dedica especial atenção aos perigos geológicos e à prevenção e mitigação de riscos. Em colaboração com autoridades de proteção civil e governamentais tem desenvolvido trabalho no âmbito da vigilância sismovulcânica, planeamento de emergência e ordenamento do território.

Tendo por objetivo a promoção de uma Sociedade do Conhecimento, o IVAR oferece um conjunto de estágios e cursos de verão inseridos na Academia IVAR, orientados para o desenvolvimento de competências em áreas temáticas relacionadas com a avaliação, monitorização e mitigação de riscos:
 
​​​