Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
 

Vulcões Activos

 
 

geologia dos açores

 

 Sistema Vulcânico Fissural do Pico

Sumário


O Sistema Vulcânico Fissural do Pico desenvolve-se desde a base oriental do Vulcão do Pico até à ponta leste da ilha. Apresenta uma forma alongada na direcção WNW-ESE estreitando gradualmente para leste. Corresponde a um planalto onde, ao longo da sua extensão, se desenvolve uma zona axial assinalada por diversos alinhamentos vulcânicos orientados WNW-ESE a E-W, fruto de um vulcanismo essencialmente fissural. A paisagem é dominada pela presença de cerca de duas centenas de cones de escórias e das escoadas lávicas que lhes estão associadas.
 
Apresenta uma história eruptiva construída por inúmeras erupções havaianas e estrombolianas de natureza essencialmente basáltica (s.l.), estando identificadas cerca de 13 erupções nos últimos 2.000 anos. Foi neste sistema vulcânico que ocorreram as erupções históricas do Mistério da Prainha, em 1562/64, e a do Mistério da Silveira, em 1720.

Bibliografia Recomendada


MADEIRA, J. (1998) – Estudos de neotectónica nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge: uma contribuição para o conhecimento geodinâmico da junção tripla dos Açores. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia, especialidade em Geodinâmica Interna. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 428 p.
 
NUNES, J. C. (1999) – A actividade vulcânica na ilha do Pico do Plistocénio Superior ao Holocénio: Mecanismo eruptivo e hazard vulcânico. Tese de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia, Universidade dos Açores, 357 p.​