Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaCrise sismovulcânica de S. Jorge, último sismo sentido: 3 de dezembro às 00:42h, intensidade máxima III/IV na freguesia de Santo AmaroCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 

Vulcões Activos

 
 

 geologia dos açores

 

 Vulcão do Corvo

Sumário


O Vulcão do Corvo compreende a totalidade emersa da ilha com o mesmo nome, e corresponde a um vulcão poligenético com caldeira, denominada Caldeirão. Com uma forma original quase circular, esta caldeira apresenta actualmente o seu bordo ocidental truncado pela erosão marinha e o seu interior ocupado por alguns cones de escória e corpos filoneanos, duas lagoas permanentes e vários charcos efémeros.
 
A história eruptiva deste vulcão encontra-se traçada desde a actividade submarina emergente, registada pelas formações constituídas por piroclastos submarinos (tufos). A fase subaérea é marcada inicialmente por vulcanismo basáltico (s.l.), iniciado há cerca de 710.000±490.000 anos, passando posteriormente a erupções mais explosivas, de natureza traquítica, algumas associadas à fase de formação da caldeira. Após esta fase a actividade eruptiva volta a ser essencialmente basáltica, do tipo havaiana a estrombolina. Os episódios mais recentes correspondem aos cones de escórias presentes no interior da caldeira e ao cone de escórias da Coroínha. Alguns destes centros emissores apresentam ainda formas bem preservadas sugerindo uma actividade eruptiva recente, não sendo certo que a mesma tenha ocorrido à menos de 10.000 anos.

Bibliografia Recomendada


DIAS, J. (2001) – Geologia e tectónica da ilha do Corvo (Açores-Portugal): Contributos para o ordenamento do espaço físico. Tese de Mestrado. Universidade de Coimbra, 102 p.

 

SILVA, R., WALLENSTEIN, N., COUTINHO, R. (2006) – Proposta de plano de Ordenamento da orla costeira da ilha do Corvo – Geologia 1ª fase – Caracterização e diagnóstico. Documento Técnico-Científico do Centro de Vulcanologia, 42/CVARG/06, 27 p.

 

ZBYSZEWSKY, G., CÂNDIDO DE MEDEIROS, A., FERREIRA, O. V. e ASSUNÇÃO, C. T. (1967) – Carta Geológica de Portugal e Notícia explicativa: Ilha do Corvo, Açores. Serviços Geológicos de Portugal. Carta + 16 p.​