Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 

Vulcões Activos

 
 

geologia dos açores

 

 Sistema Vulcânico da Horta

Sumário


O Sistema Vulcânico da Horta situa-se essencialmente no extremo SE da ilha do Faial e corresponde a um sistema fissural. É constituído por cones de escórias e escoadas lávicas e ainda por cones de tufos, cuja distribuição espacial sugere alinhamentos de direcção WNW-ESE.

 

A actividade eruptiva neste sistema vulcânico iniciou-se há cerca de 100.000 anos e foi marcada por um vulcanismo fissural de natureza essencialmente basáltica (s.l.), com erupções de magnitude baixa a moderada, do tipo havaiano e estromboliano, responsáveis pela formação de cones de escórias e escoadas lávicas e por erupções submarinas surtseianas. A grande maioria dos centros eruptivos deste sistema vulcânico e os respectivos produtos vulcânicos emitidos deram origem à Plataforma da Horta. Esta actividade vulcânica estendeu-se também para oeste à região do Graben de Pedro Miguel, e da Praia do Almoxarife, estando representada por alguns centros emissores dispersos. As diversas formas vulcânicas encontram-se cobertas por depósitos piroclásticos de natureza traquítica (s.l.) emitidos pelo Vulcão da Caldeira.

 

É admitido que a actividade eruptiva do Sistema Vulcânico da Horta tenha cessado há cerca de 11000 anos BP. No entanto, face às incertezas existentes sobre esta datação, este sistema pode ser ainda ser considerado potencialmente activo uma vez que a mesma se encontra próxima dos limites temporais estabelecidos para os sistemas vulcânicos activos, ou seja, 10.000 anos.

Bibliografia Recomendada


MADEIRA, J. (1998) – Estudos de neotectónica nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge: uma contribuição para o conhecimento geodinâmico da junção tripla dos Açores. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia, especialidade em Geodinâmica Interna. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 428 p.

 

PACHECO, J. (2001) – Processos associados ao desenvolvimento de erupções vulcânicas hidromagmáticas explosivas na ilha do Faial e sua interpretação numa perspectiva de avaliação do hazard e minimização do risco. Tese de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências 330 p.
 
SERRALHEIRO, A.; MATOS ALVES, C.A.; FORJAZ, V.H. e RODRIGUES, B. (1989) – Carta Vulcanológica dos Açores – ilha do Faial à escala 1:15000. Edição do Serviço Regional de Protecção Civil, Universidade dos Açores e Centro de Vulcanologia do INIC, 4 folhas.​