Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
 

Vulcões Activos

 
 

 geologia dos açores

 

 Sistema Vulcânico Fissural de Manadas

Sumário


O Sistema Vulcânico Fissural de Manadas ocupa a parte central da ilha de São Jorge e corresponde a um sistema fissural, sobrepondo-se aos sistemas vulcânicos mais antigos, Rosais e Topo. Compreende diversos cones de escórias e escoadas lávicas associadas e raros maars (s.l.). Os centros emissores distribuem-se principalmente ao longo de fissuras eruptivas de direcção WNW-ESE, e de alguns alinhamentos de direcção NNW-SSE, formando uma dorsal na zona na zona axial da ilha.

 

Corresponde ao sistema vulcânico mais recente da ilha de S. Jorge sendo a sua história eruptiva assinalada por erupções efusivas a moderadamente explosivas, do tipo havaiano e estromboliano, e por erupções submarinas surtseianas. Nos últimos 5.600 anos ocorreram pelo menos 12 erupções, onde se incluem as erupções históricas do Mistério da Queimada, em 1580, e do Mato da Urzelina, em 1808.

Bibliografia Recomendada


MADEIRA, J. (1998) – Estudos de neotectónica nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge: uma contribuição para o conhecimento geodinâmico da junção tripla dos Açores. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia, especialidade em Geodinâmica Interna. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 428 p.​