Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 

Vulcões Activos

 
 

geologia dos açores

 

 Vulcão Caldeira da Graciosa

Sumário


O Vulcão Caldeira da Graciosa fica localizado na extremidade SE da ilha Graciosa e corresponde a um vulcão poligenético com caldeira, em cujo interior se identificam diversas formações lávicas e dois maars (s.l).

 

A história evolutiva deste vulcão caracteriza-se por uma sucessão de episódios subaéreos, envolvendo períodos de actividade havaiana, estromboliana, subpliniana e pliniana, por vezes, com características hidromagmáticas. 

 

A formação da caldeira data de há cerca de 12.200±40 anos e está relacionada com um importante evento explosivo hidromagmático, marcado pela extrusão de piroclastos pomíticos de queda, escoadas piroclásticas, lahars e surges. Após este evento paroxismal há registo de mais 4 erupções vulcânicas intracaldeira. Neste contexto destaca-se o episódio havaiano que envolveu a formação de um lago de lava que encheu toda a depressão até derramar para o exterior pelo bordo oeste. O subsequente colapso e drenagem deste lago de lava estão na origem da formação da caverna lávica conhecida por Furna do Enxofre que corresponde ao segmento terminal da chaminé do vulcão.

 

Tendo em consideração a idade estabelecida para a formação da caldeira, admite-se que alguma da actividade eruptiva pós-caldeira tenha ocorrido durante os últimos 10.000 anos.
 
O Vulcão Caldeira apresenta algumas manifestações de vulcanismo secundário destacando-se as emanações gasosas no interior da Furna do Enxiofre  e as nascentes termais do Carapacho e da Baía dos Homiziados.

Bibliografia Recomendada


GASPAR, J.L. (1996) – Ilha Graciosa (Açores): história vulcanológica e avaliação do hazard. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia especialidade de Vulcanologia, Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 261 p.

 

FERREIRA, T. (1994) – Contribuição para o estudo das emanações gasosas associadas a processos de vulcanismo no arquipélago dos Açores. Tese APCC, Universidade dos Açores, 183 p.​