Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Sismo de magnitude 1,5 sentido com intensidade III na ilha de S. MiguelSismo de magnitude 2,0 sentido com intensidade IV na ilha de S. MiguelAtividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



 

 instalações

 
 

 Email

 

 Neotectónica e Deformação Crustal

Coordenador


Professora Auxiliar da Universidade dos Açores

Vulcanóloga


Participantes

Domínios de investigação

A UC de Neotectónica e Deformação Crustal é dirigida para o estudo de sistemas vulcano-tectónicos ativos com base na sua caracterização geoestrutural e na monitorização sísmica e geodésica dos processos associados à ascensão magmática.

São objetivos principais desta unidade:

  • Proceder à cartografia e caracterização de acidentes tectónicos;

  • Determinar a distribuição e evolução dos campos de tensões;

  • Estudar os mecanismos das fontes e identificar a natureza tectónica ou magmática dos sinais sísmicos;

  • Proceder à integração da informação sísmica e geodésica para determinar a localização e geometria de corpos magmáticos em profundidade.

Monitorização

No âmbito da integração do IVAR na estrutura operacional do CIVISA, esta unidade científica garante a monitorização sísmica e geodésica na região dos Açores, avaliando a estabilidade dos sistemas tectónicos regionais e locais que se desenvolvem na zona de contacto das placas litosféricas Eurasiática, Africana e Americana. No domínio da Sismologia gere uma rede permanente constituída por 37 estações analógicas distribuídas pelas diferentes ilhas do arquipélago e no âmbito das observações geodésicas garante a operacionalidade de uma rede composta por 10 estações GPS permanentes instaladas em S. Miguel (5), Terceira (2) e Pico (3). Tais redes são complementadas por equipamento portátil utilizado no desenvolvimento de campanhas regulares e no acompanhamento de crises, para o que se dispõe de 7 recetores GPS.

 

Adicionalmente, garante a monitorização de sinais sísmicos de natureza vulcânica gerados ao nível dos sistemas vulcano-tectónicos que se desenvolvem na área de influência dos principais vulcões ativos dos Açores. Neste contexto, opera 1 array sísmico de 12 elementos de 1Hz, 3 estações sísmicas digitais portáteis M24 de 1Hz, 2 estações sísmicas portáteis digitais de fabrico próprio de 1Hz e 2 estações sísmicas digitais de banda larga.
Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação