Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilhas do grupo Oriental em alerta amarelo referente a precipitação (SRPCBA/IPMA)Atividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



 

 instalações

 
 

 Email

 

 Neotectónica e Deformação Crustal

Coordenador


Professora Auxiliar da Universidade dos Açores

Vulcanóloga


Participantes

Domínios de investigação

A UC de Neotectónica e Deformação Crustal é dirigida para o estudo de sistemas vulcano-tectónicos ativos com base na sua caracterização geoestrutural e na monitorização sísmica e geodésica dos processos associados à ascensão magmática.

São objetivos principais desta unidade:

  • Proceder à cartografia e caracterização de acidentes tectónicos;

  • Determinar a distribuição e evolução dos campos de tensões;

  • Estudar os mecanismos das fontes e identificar a natureza tectónica ou magmática dos sinais sísmicos;

  • Proceder à integração da informação sísmica e geodésica para determinar a localização e geometria de corpos magmáticos em profundidade.

Monitorização

No âmbito da integração do IVAR na estrutura operacional do CIVISA, esta unidade científica garante a monitorização sísmica e geodésica na região dos Açores, avaliando a estabilidade dos sistemas tectónicos regionais e locais que se desenvolvem na zona de contacto das placas litosféricas Eurasiática, Africana e Americana. No domínio da Sismologia gere uma rede permanente constituída por 37 estações analógicas distribuídas pelas diferentes ilhas do arquipélago e no âmbito das observações geodésicas garante a operacionalidade de uma rede composta por 10 estações GPS permanentes instaladas em S. Miguel (5), Terceira (2) e Pico (3). Tais redes são complementadas por equipamento portátil utilizado no desenvolvimento de campanhas regulares e no acompanhamento de crises, para o que se dispõe de 7 recetores GPS.

 

Adicionalmente, garante a monitorização de sinais sísmicos de natureza vulcânica gerados ao nível dos sistemas vulcano-tectónicos que se desenvolvem na área de influência dos principais vulcões ativos dos Açores. Neste contexto, opera 1 array sísmico de 12 elementos de 1Hz, 3 estações sísmicas digitais portáteis M24 de 1Hz, 2 estações sísmicas portáteis digitais de fabrico próprio de 1Hz e 2 estações sísmicas digitais de banda larga.
Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação