Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Teresa de Jesus Lopes Ferreira

Teresa Ferreira

Professora Auxiliar


Data de Nascimento


01-03-1963

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, doutorou-se em Vulcanologia pela Universidade dos Açores.
 
Presentemente é Professora Auxiliar do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores, e Presidente do Conselho Científico desta academia.
 
A sua área de especialização inicial situa-se no domínio da Vulcanologia dedicando-se, nomeadamente, a estudos de geoquímica de fluidos, hidrotermais e vulcânicos, vulcanismo basáltico e modelação de escoadas lávicas, vulcanoestratigrafia, história eruptiva e cartografia geológica, evolução morfoestrutural de aparelhos vulcânicos e processos associados à génese de caldeiras, neotectónica e avaliação de riscos geológicos. Adicionalmente tem desenvolvido atividade científica no domínio da monitorização sismovulcânica para definição do estado de atividade dos sistemas vulcânicos/tectónicos ativos dos Açores. É responsável pela monitorização sísmica e vulcânica do arquipélago dos Açores.
 
Tem coordenado e participado como investigadora em diversos projetos regionais, nacionais e internacionais. A nível regional destaca-se o projeto RISCOS (Avaliação de Perigos Geológicos e Delimitação de Áreas Vulneráveis a Considerar em Termos de Risco no Ordenamento do Território na Região Autónoma dos Açores). Dos projetos financiados pela União Europeia coordenou a parte portuguesa do projeto EXPLORIS – Explosive eruption risk and decision support for EU populations threatened by volcanoes (2002-2006) e, integrou as equipas de investigação dos projetos (1) RETINA – Realistic Evaluation of Temporal Interaction of Natural Hazards (2002-2005), (2) FORESIGHT – Frequent Observation-driven Realistic Evaluation and Simulation of Interaction of Geophysical Hazard Triggers (2004-2006) e (3) VOLUME - VOLcanoes: Understanding subsurface mass moveMEnt.
 
Distinguem-se, igualmente, as atividades no domínio da Gestão de Crises e Mecanismos de Resposta com (1) o acompanhamento do desenvolvimento de diversos eventos geológicos, nomeadamente erupções vulcânicas, crises sísmicas e movimentos de vertente, (2) a elaboração e participação em exercícios de gabinete e de campo, envolvendo a simulação de catástrofes, designadamente erupções vulcânicas e terramotos bem como fenómenos associados, e (3) a elaboração de planos de emergência para o desenvolvimento de ações de proteção civil.

Data de Ingresso no IVAR


01-10-1996

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afectação


50%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação