Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 João Pedro Martins Teixeira D' Araújo

João Araújo

Bolseiro de Doutoramento do FRCT


Data de Nascimento


23-08-1987

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado em Geofísica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011) e Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos (2015) pela Universidade dos Açores.

 

No âmbito do trabalho final do curso de licenciatura adquiriu experiência em trabalho de campo na área de sismologia (técnica MASW e refração simples). No verão de 2012 participou na campanha de GPS na ilha de São Miguel como colaborador externo do CIVISA, obtendo experiência em trabalho de campo na área de geodesia. Desde 2013 faz parte do grupo de geodesia do CIVISA.

 

A sua área de trabalho enquadra-se na geodesia, mais especificamente na monitorização de sistemas vulcânicos ativos nos Açores, estudando a deformação crustal através da aplicação da técnica GPS/GNSS. O seu trabalho inclui também a modelação, interpretação e integração dos resultados obtidos para efeitos da avaliação do risco.

 

Enquanto membro do grupo de geodesia, participou como coordenador em várias campanhas GPS em diferentes ilhas do arquipélago dos Açores e foi co-autor de relatórios técnicos anuais de monitorização de campos geotérmicos de São Miguel e da Terceira. Em 2014 obteve formação na Islândia em várias técnicas de deformação crustal em vulcões no âmbito da escola NEMOH, através do projeto europeu FutureVolc e de uma bolsa MeMoVolc, onde colaborou com o Instituto de Ciências da Terra da Universidade da Islândia e acompanhou de perto a monitorização da erupção do vulcão Bardarbunga.​


Data de Ingresso no IVAR


01-01-2013

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afectação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação