Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 João Pedro Martins Teixeira D' Araújo

João Araújo

Colaborador


Data de Nascimento


23-08-1987

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado em Ciências Geofísicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011). Em 2015 concluiu o mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores. Em 2022 obteve o grau de doutor em Geologia, especialidade de Geodesia pela Universidade dos Açores, com a nota máxima, distinção e louvor por unanimidade.


A sua área de trabalho enquadra-se na Geodesia, mais especificamente na monitorização e análise científica da deformação crustal em sistemas vulcânicos ativos nos Açores, através da aplicação das técnicas GNSS e InSAR. O seu principal trabalho inclui a aquisição e processamento de dados GNSS e InSAR, assim como a modelação e interpretação dos resultados obtidos.


No verão de 2011 foi colaborador da Universidade de Lisboa tendo adquirido experiência em trabalho de campo na área da sismologia no âmbito de um projeto de refração sísmica. No verão de 2012 foi colaborador do CIVISA tendo adquirido experiência em trabalho de campo na área da geodesia no âmbito da campanha GNSS efetuada na ilha de São Miguel. No verão de 2014 obteve formação avançada na Islândia em várias técnicas de deformação crustal, incluíndo GNSS, no âmbito da escola NEMOH, através do projeto europeu FutureVolc. Na mesma altura, colaborou com o Icelandic Meteorological Office e o Nordic Volcanological Center, onde acompanhou de perto a monitorização da erupção do vulcão Bardarbunga. Em 2016 obteve formação avançada no Reino Unido (Universidade de Leeds) na técnica de deformação crustal InSAR, no âmbito da escola COMET.​


Em 2013 integrou o grupo de Sismologia e Geodesia do CIVISA. Desde então, participou e foi coordenador de diversas campanhas GNSS realizadas em várias ilhas dos Açores, nomeadamente nas ilhas de São Miguel e da Terceira. Foi co-autor e autor principal de inúmeros relatórios anuais técnico-científicos no âmbito dos contratos de prestação de serviços efetuados com a EDA Renováveis para monitorização sismovulcânica dos campos geotérmicos da Ribeira Grande na ilha de São Miguel e do Pico Alto na ilha Terceira.


No âmbito da tese de mestrado, desenvolveu uma versão inicial do sistema de monitorização automático dos dados das estações GNSS do CIVISA, intitulado DeforMA (Deformation Monitoring in Azores), estando atualmente em operação no centro de aquisição de dados. Desde então, trabalhou na gestão e desenvolvimento do sistema de monitorização automático e na instalação e manutenção da rede de estações GNSS do CIVISA.


Acompanhou diversas crises sismo-vulcânicas, nomeadamente as crises de 2018 no vulcão do Fogo, de 2022 na ilha de São Jorge e de 2022-2024 no vulcão de Santa Bárbara, tendo participado no centro de operações de emergência do CIVISA como conselheiro cientìfico, na divulgação de resultados e interpretações sobre a deformação crustal.


Como investigador, foi autor de diversos trabalhos científicos publicados em revistas da especialidade ou apresentados em encontros científicos de âmbito nacional e internacional. Destes trabalhos, destaca-se um artigo sobre a deformação crustal de origem tectónica no arquipélago dos Açores e um artigo sobre a deformação crustal associada a crises sismovulânicas do vulcão do Fogo (São Miguel, Açores).


Data de Ingresso no IVAR


01-01-2013

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação