Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Rita Alexandra Ávila Melo da Silva Marques

Rita Silva

Técnica Superior do CIVISA / Doutorada


Data de Nascimento


23-06-1978

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Geologia (ramo científico) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2002), Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos, área de Sismologia, pela Universidade dos Açores (2005) e Doutorada em Geologia, especialidade Vulcanologia, igualmente pela Universidade dos Açores (2012).
 
Ingressou no Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), em setembro de 2002, na qualidade de técnica profissional de 2ª classe, tendo sido contratada no âmbito do projeto europeu e-Ruption até 2005. Ainda inserida no referido projeto, recebeu formação complementar na sua área de especialização no Osservatorio Vesuviano em 2003.
 
Entre outubro de 2005 e junho de 2006 foi bolseira de Investigação na Universidade dos Açores pelo Projecto Europeu VOLUME (“VOLcanoes: Understanding subsurface Mass moveMEnt ”) e entre julho de 2006 e julho de 2010 foi Bolseira de Doutoramento no âmbito do protocolo estabelecido entre a Direção Regional da Ciência e Tecnologia e a Universidade dos Açores, incluído no Eixo 3.1 – “Bolsas de Investigação Científica e Tecnológica” do “Programa de Apoio à Formação Avançada (FORMAC)” do Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia (PICT).
 
Desde janeiro de 2012 é técnica superior no Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), tendo prestado serviço no Centro de Aquisição de Dados (CAD) até fim de 2015. Em setembro de 2015 assumiu a função de coordenadora do CAD.
 
Como membro do CIVISA acompanhou (e acompanha) as diversas crises sísmicas registadas nas diversas zonas sismogénicas do arquipélago dos Açores, bem como participou em simulacros de crises sismo-vulcânicas nos Açores e no estrangeiro, nomeadamente em Nápoles (Itália), no exercício MESIMEX (Major Emergency Simulation Exercise), como membro da Volcano Expert Team, organizado pelo Departamento de Proteção Civil Italiano e com o patrocínio da Comissão Europeia, destinado a testar o Plano de Emergência do Vesúvio. 
 
Tem participado em projetos nacionais como investigadora, entre os quais se destacam o projeto STorM (Atmosphere - Ocean - Solid Earth Coupling: Seismic Tools to Explore and Monitor the Oceans (Interacções Atmosfera - Oceanos - Terra Sólida: Ferramentas Sismológicas para Explorar e Monitorizar os Oceanos)). A nível europeu participou no projeto e-Ruption (e-Ruption – A satellite telecommunication and internet-based seismic monitoring system for volcanic eruption, forecasting and risk management), VOLUME (VOLcanoes: Understanding subsurface mass moveMEnt) e, presentemente, nos projetos EUROVOLC (European Network of Observatories and Research Infrastructures for Volcanology) e VOLRISKMAC (Fortalecimiento de las capacidades de I+D+i para la monitorización de la actividad volcánica en la Macaronesia), sendo a IP do CIVISA deste último.
 
A sua área de especialização situa-se no domínio da Sismologia Vulcânica, dedicando-se ao estudo da sismicidade em áreas vulcânicas, nomeadamente à sismicidade ocorrida sob a forma de enxames sísmicos, em particular na região central da ilha de São Miguel (Açores). É autora e co-autora de trabalhos sobre análise estatística da sismicidade, relocalização de crises sísmica e inversão de tensores de tensão na região central de São Miguel (Fogo-Congro).

Data de Ingresso no IVAR


01-09-2002

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afectação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação