Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Rede do CIVISA regista sismo de magnitude 6,7 a SSE de Bodrum (Turquia)Atividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



 

 instalações

 
 

 Email

 

 Movimentos de Vertente e Cheias

Coordenador


Investigador Doutorado, Técnico Superior do CIVISA

Participantes

Domínios de investigação

A UC de Movimentos de Vertente e Cheias está orientada para a mitigação do risco de movimentos de vertente no âmbito do ordenamento do território e do planeamento de emergência.

São objetivos específicos desta unidade:

  • Compreender os mecanismos desencadeantes de movimentos de vertente;

  • Identificar locais suscetíveis à ocorrência de movimentos de vertente, com base na aplicação de modelos probabilísticos e determinísticos;

  • Proceder à conceção, desenvolvimento, implementação, teste e gestão de redes de monitorização e de sistemas de alerta e alarme.

Monitorização

No âmbito da integração do IVAR na estrutura operacional do CIVISA, esta unidade científica garante a monitorização da estabilidade de vertentes, sendo responsável pela gestão da rede hidrometeorólogica do Governo Regional dos Açores, constituída por 10 estações meteorológicas e 20 udométricas. Adicionalmente gere 17 estações hidrométricas suscetíveis de serem utilizadas num futuro programa de monitorização para a prevenção de cheias.
Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação