Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Sismo de magnitude 1,5 sentido com intensidade III na ilha de S. MiguelSismo de magnitude 2,0 sentido com intensidade IV na ilha de S. MiguelAtividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



 

 instalações

 
 

 Email

 

 Movimentos de Vertente e Cheias

Coordenador


Investigador Doutorado, Técnico Superior do CIVISA

Participantes

Domínios de investigação

A UC de Movimentos de Vertente e Cheias está orientada para a mitigação do risco de movimentos de vertente no âmbito do ordenamento do território e do planeamento de emergência.

São objetivos específicos desta unidade:

  • Compreender os mecanismos desencadeantes de movimentos de vertente;

  • Identificar locais suscetíveis à ocorrência de movimentos de vertente, com base na aplicação de modelos probabilísticos e determinísticos;

  • Proceder à conceção, desenvolvimento, implementação, teste e gestão de redes de monitorização e de sistemas de alerta e alarme.

Monitorização

No âmbito da integração do IVAR na estrutura operacional do CIVISA, esta unidade científica garante a monitorização da estabilidade de vertentes, sendo responsável pela gestão da rede hidrometeorólogica do Governo Regional dos Açores, constituída por 10 estações meteorológicas e 20 udométricas. Adicionalmente gere 17 estações hidrométricas suscetíveis de serem utilizadas num futuro programa de monitorização para a prevenção de cheias.
Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação