Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Sismo de magnitude 2,0 sentido com intensidade III/IV em S. MiguelIlhas dos grupos Central e Ocidental em alerta amarelo referente a vento e agitação marítima (SRPCBA/IPMA)Atividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



 

 instalações

 
 

 Email

 

 Hidrogeologia e Geologia Ambiental

Coordenador


Professor Auxiliar com Agregação da Universidade dos Açores

Hidrogeólogo


Participantes

Domínios de investigação

A unidade aplica metodologias e ferramentas de várias disciplinas das Ciências da Terra na resolução de problemas ambientais associados à proteção e valorização de recursos naturais.

 

Os principais objetivos científicos prendem-se com o estudo do ciclo da água e da interação entre a sociedade e o meio geológico em ambientes vulcânicos ativos, e acessoriamente contribuir para a mitigação de perigos naturais por intermédio da monitorização geoquímica.
 
São objetivos específicos:
  • Estudar a hidrogeologia de aquíferos vulcânicos;

  • Estudar a evolução da composição química das águas subterrâneas e de superfície em meios vulcânicos ativos, incluindo processos de poluição;

  • Caracterizar a composição química da água na zona não saturada;

  • Desenvolver metodologias e ferramentas para a monitorização hidrogeoquímica no contexto da vigilância vulcânica;

  • Contribuir para o desenvolvimento da geologia ambiental por intermédio de aplicações no domínio da gestão do território e dos recursos geológicos.

Monitorização

No âmbito da integração do IVAR na estrutura operacional do CIVISA, esta unidade científica garante a monitorização físico-química de águas frias e termais, realizada em laboratório na sequência de campanhas de amostragem regulares em diversos pontos de referência definidos na área de influência dos sistemas vulcânicos ativos dos Açores.
Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação