Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 José Virgílio de Matos Figueira Cruz

José Virgílio Cruz

Professor Catedrático


Data de Nascimento


13-02-1965

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado e Mestre em Geologia Económica e Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Doutorado e Agregado em Geologia (especialidade de Hidrogeologia) pela Universidade dos Açores (UAc), onde exerce funções de Professor Catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia (Departamento de Geociências). É investigador do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, onde dirige a Unidade Científica da Hidrogeologia e Geologia Ambiental. Lidera, igualmente, a Unidade Científica Operacional de Hidrogeologia do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.

Exerceu funções de Pró-Reitor para o Ensino Universitário na UAc, por nomeação datada de 5 de março de 2014, tendo cessado funções em 8 de abril de 2018. Neste âmbito, para além das funções inerentes ao cargo, representou a UAc junto de entidades externas, salientando-se, entre outras, o Conselho Regional de Concertação Estratégica, mais tarde designado como Conselho Económico e Social dos Açores, e o Conselho de Ilha de São Miguel. Foi também membro do Conselho de Administração do NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.

Atualmente, é vogal do Conselho Diretivo da Fundação Gaspar Frutuoso, FP, fundação pública de direito privado criada por iniciativa da UAc (de junho de 2021 ao presente). É, igualmente, representante da UAc junto de órgãos externos, como por exemplo, entre outros, o Conselho Regional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (desde abril de 2014).

Exerceu o cargo de diretor do Departamento de Geociências de novembro de 2011 a março de 2014 e, no mesmo período, foi Presidente da Comissão Científica Departamental de Geociências, membro do plenário do Conselho Científico da UAc, assim como vogal do Conselho de Estratégia e Avaliação. Mais recentemente, desde 2021, exerce novamente o cargo de coordenador do Departamento de Geociências, sendo cumulativamente membro por inerência da assembleia e da Comissão Científica da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Entre outras funções de gestão académica exercidas ao longo da carreira profissional incluem-se, ainda, os cargos de vogal do Conselho de Departamento de Geociências e do Conselho Pedagógico da UAc, de Coordenador Departamental para os programas de mobilidade e membro da Comissão de Mobilidade da Universidade dos Açores, de responsável da Secção de Geologia Económica e Aplicada e do Centro de Geologia Ambiental do Departamento de Geociências.

No âmbito do trajeto académico tem como principais interesses de investigação as Ciências da Terra e do Ambiente, nomeadamente nos domínios da Hidrogeologia, da Hidrogeoquímica, da Gestão dos Recursos Hídricos e da Geologia do Ambiente, no âmbito dos quais participou em numerosos projetos de investigação, orientou dissertações de mestrado e de doutoramento e publicou em revistas da especialidade internacionais e nacionais com arbitragem científica. Paralelamente, tem participado em numerosos serviços de ciência e tecnologia para entidades públicas e privadas e, entre setembro e novembro de 2004 foi cumulativamente Diretor Científico do Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores.


Data de Ingresso no IVAR


01-01-2003

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


50%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação