Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
IVAR - Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores

Crise Sismovulcânica do Pico

Resumo


 

Podemos afirmar que a maioria dos sismos que afectam a ilha do Pico têm origem nas zonas sismogénicas vizinhas e apresentam intensidades relativamente baixas. As crises sísmicas e os eventos mais violentos que afectaram a ilha do Pico foram: a crise sísmica de 1957/58 associada à erupção dos Capelinhos (ilha do Faial); a crise sísmica de Fevereiro de 1964, na ilha de São Jorge; a crise sísmica de 1973 na ilha do Pico; os sismos de 1926, com epicentro no canal Faial-Pico e o evento de 1998, com epicentro a NE da Ponta da Ribeirinha.


 

Bibliografia Recomendada


NUNES, J. C. (1999) – A actividade vulcânica na ilha do Pico do Plistocénio Superior ao Holocénio: Mecanismo eruptivo e hazard vulcânico. Tese de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia, Universidade dos Açores, 357 p.

NUNES, J.C., FRANÇA, Z., OLIVEIRA, C.S. e ORTIZ, R. (1998) – Distribuição das intensidades sísmicas na Ilha do Pico referentes ao sismo de 9 de Julho de 1998: condicionantes morfológicas, geológicas e tectónicas. Actas do I Simpósio de Meteorologia e Geofísica. 2º Encontro Luso - Espanhol de Meteorologia. Lagos, Portugal 1998. APMG. pp. 69-74.

SENOS, M.L., GASPAR, J.L., CRUZ, J., FERREIRA, T., NUNES, J.C., PACHECO, J., ALVES, P., QUEIROZ, G., DESSAI, P., COUTINHO, R., VALES, D. e CARRILHO, F. (1998) – O terramoto do Faial de 9 de Julho de 1998. Proceedings do “1º Simpósio de Meterologia e Geofísica da AMPG”, pp. 61-68.

SILVA, M. (2005) – Caracterização da sismicidade histórica dos Açores com base na reinterpretação de dados de macrossísmica: contribuição para avaliação do risco sísmico nas ilhas do Grupo Central. Tese realizada no âmbito do mestrado em vulcanologia e riscos geológicos. Universidade dos Açores, Departamento Geociências, 146 p.