Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
IVAR - Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores

Crise Sismovulcânica do Pico

Resumo


Na ilha do Pico individualizam-se as seguintes unidades vulcanológicas, da mais recente para a mais antiga:

 

Idade
 Unidade Vulcanológica
Descrição
?
Complexo Vulcânico da Madalena
 
O Complexo Vulcânico da Madalena inclui as formações geológicas mais recentes associadas à edificação do Vulcão do Pico e à actividade no Sistema Vulcânico Fissural que se desenvolveu na metade oriental da ilha do Pico. Este complexo distingue-se pela forma mais recente, bem conservada, dos cones, crateras e escoadas.
>230.000 anos
 
 
Complexo Vulcânico da Calheta do Nesquim
 
O Complexo Vulcânico da Calheta do Nesquim é constituído pelos produtos resultantes de actividade vulcânica fissural, desenvolvida ao longo do sistema de falhas de orientação WNW-ESE a E-W, que possibilitou a edificação de numerosos cones de escórias e escoadas lávicas de natureza basáltica (s.l.).
 
35-300.000 anos
 
 
 
 
Complexo Vulcânico das Lajes
 
No Complexo Vulcânico das Lajes, encontram-se os afloramentos mais antigos da ilha do Pico, com uma idade próxima dos 300.000 anos. Neste complexo estão inseridos o Vulcão do Topo e produtos vulcânicos associados de natureza basáltica (s.l.). Estes encontram-se na sua maioria cobertos pelos produtos mais recentes do Complexo da Calheta do Nesquim.

 

 

Bibliografia Recomendada


MADEIRA, J. (1998) – Estudos de neotectónica nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge: uma contribuição para o conhecimento geodinâmico da junção tripla dos Açores. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia, especialidade em Geodinâmica Interna. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 428 p.