Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
IVAR - Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores

Crise Sismovulcânica do Pico
Última hora:



Resumo


As principais emanações gasosas da ilha do Pico localizam-se no topo do Vulcão do Pico, mais exactamente na base e no interior da cratera do Piquinho. Adicionalmente, identificam-se algumas emissões na vertente leste do vulcão, entre os 1500 e os 2000 m de altitude. No que concerne a fenómenos de desgaseificação difusa foram cartografadas duas zonas principais, associadas ao graben definido pela Falha da Lagoa do Capitão e o Vulcão do Topo. De salientar, ainda, a presença de uma nascente de água fria rica em CO2 na zona da Silveira.


 


 

Bibliografia Recomendada


CRUZ, J. (1997) – Estudo hidrogeológico da ilha do Pico (Açores-Portugal). Tese de Doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Hidrogeologia. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 433 p.
 
FERREIRA, T. (1994) – Contribuição para o estudo das emanações gasosas associadas a processos de vulcanismo no arquipélago dos Açores. Tese APCC, Universidade dos Açores, 183 p.
 
MARCOS, M. (2006) – Estudo dos processos de desgaseificação nos Açores, com base na análise de anomalias espaciais de CO2 e temporais de 222Rn. Tese de mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 135 p.
 
NUNES, J. C. (1999) – A actividade vulcânica na ilha do Pico do Plistocénio Superior ao Holocénio: Mecanismo eruptivo e hazard vulcânico. Tese de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia, Universidade dos Açores, 357 p.
 
VIVEIROS, F. (2003) – Contribuição para o estudo dos processos de desgaseificação difusa nos Açores no âmbito da monitorização sismovulcânica e da avaliação do risco: discriminação de factores que influenciam a variação do CO2. Tese realizada no âmbito do mestrado em vulcanologia e riscos geológicos. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 140 p.
 
ZBYSZEWSKI, G., FERREIRA, C. R., FERREIRA, O. V. e ASSUNÇÃO, C. T. (1963) – Carta Geológica de Portugal na escala 1/50 000. Notícia Explicativa da Folha “A” da Ilha do Pico (Açores). Serviços Geológicos de Portugal, 24 p.