Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
IVAR - Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores

Crise Sismovulcânica do Pico

Resumo


A ilha do Pico apresenta estruturas tectónicas com orientações WNW-ESE, NNW-SSE e NE-SW. As estruturas dominantes apresentam orientação WNW-ESE e controlam a forma geral da ilha, alongada segundo esta direcção. As falhas com orientações gerais NNW-SSE possuem menor representatividade e estão localizadas na sua maioria na Montanha do Pico. O terceiro grupo de acidentes tectónicos é definido pelas fracturas radiais e numerosos filões com orientações NE-SW relacionados sobretudo com os edifícios dos Vulcões do Pico e do Topo.


 


 

Bibliografia Recomendada


 

​MADEIRA, J. (1998) – Estudos de neotectónica nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge: uma contribuição para o conhecimento geodinâmico da junção tripla dos Açores. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia, especialidade em Geodinâmica Interna. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 428pp.

 

MADEIRA, J. e SILVEIRA, A. B. (2003) – Active tectonics and first paleoseismological results in Faial, Pico and S. Jorge islands (Azores, Portugal). Annals of Geophysics, Vol. 46, N. 5, pp. 733 – 761.