Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Workshops ► Internacionais

 

IAVCEI Commission on Volcanic Lakes 11th Workshop
Ponta Delgada

28-08-2023
 
05-09-2023


​Decorreu na ilha de São Miguel entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro o 1º Workshop de Lagos Vulcânicos, organizado pelo O Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores sob a égide da IAVCEI - International Association of Volcanology and Chemistry of the Earth's Interior, organização científica que congrega cientistas de todo o mundo.

Este congresso decorre normalmente a cada três anos e, para além de uma componente de conferências científicas, contou também com o desenvolvimento de trabalhos de campo. As sessões científicas decorreram nas instalações da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, nos dias 29 e 30 de agosto. As visitas de campo tiveram lugar entre 31 de agosto e 4 de setembro, com deslocações aos vulcões de Sete Cidades, Fogo e Furnas. Foram efetuadas amostragens nas lagoas das Furnas, Sete Cidades e Santiago, bem como estudos nos campos fumarólicos do Vulcão das Furnas.

O congresso reuniu 67 participantes de 16 países, estando representados cinco continentes. A comissão organizadora foi constituída por quatro docentes e investigadores da Universidade dos Açores, que relevam a pertinência do evento para a comunidade vulcanológica açoriana e mundial. O último congresso ocorreu na Nova Zelândia em 2019, tendo o interregno de quatro anos sido justificado pelos impactos da pandemia COVID-19.
​​​​

Anexos


Coordenação


Unidades Científicas Operacionais