Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Rita Lúcio Carmo

Rita Carmo

Técnica Superior do CIVISA / Doutorada


Data de Nascimento


12-09-1980

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Geologia (ramo científico) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2002), Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores (2005), e Doutorada em Geologia, especialidade Vulcanologia, pela Universidade dos Açores (2014).

Em novembro de 2002 iniciou a sua colaboração com o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), como membro do grupo do Sistema de Vigilância Sismovulcânica dos Açores (SIVISA), atual Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), prestando assessoria técnico-científica ao Serviço Regional de Proteção Civil e ao Governo Regional dos Açores na monitorização de perigos geológicos, tendo acompanhado crises sísmicas e sismovulcânicas. Ainda no âmbito da Gestão de Crises e Mecanismos de Resposta, tem participado em exercícios de gabinete e de campo, envolvendo a simulação de catástrofes, designadamente erupções vulcânicas e terramotos, bem como fenómenos associados, e na elaboração de planos de emergência para o desenvolvimento de ações de proteção civil.
 
Entre novembro de 2002 e dezembro de 2005 desenvolveu trabalhos para o Projeto Europeu RETINA (Realistic Evaluation of Temporal Interaction of Natural Hazards) que tinham como objetivo o levantamento tectónico e estudo estrutural da região Povoação-Nordeste, ilha de São Miguel, e que se inseriram no âmbito da sua tese de mestrado.

De janeiro de 2006 a novembro de 2007, exerceu funções de Técnica Superior de 2ª classe, contratada pela Fundação Gaspar Frutuoso, participando em diversos estudos relacionados com a caraterização de perigos geológicos, designadamente perigo sísmico, na implantação do novo hospital de Angra do Heroísmo (Terceira), e do arquipélago dos Açores em geral, no âmbito do Plano Regional de Ordenamento do Território para a Região Autónoma dos Açores (PROTA).

Entre dezembro de 2007 e novembro de 2011 foi Bolseira de Doutoramento do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, através da medida 3.1.2 do PICT da Direção Regional da Ciência e Tecnologia. O seu trabalho teve como principais objetivos a realização de estudos de neotectónica na ilha de São Miguel, relacionados com a identificação e a cartografia de falhas ativas, bem como a realização de estudos de paleossismologia, de modo a contribuir para a avaliação do perigo sísmico da ilha de São Miguel.

Desde dezembro de 2011 é Técnica Superior do CIVISA, tendo prestado serviços no Centro de Aquisição de Dados, e desde setembro de 2015  é  coordenadora do Centro de Operações de Emergência. Desde outubro de 2018 é Coordenadora da Unidade Científica de Riscos e Planeamento de Emergência do IVAR. Desde 28 de novembro de 2019 é coordenadora da Academia IVAR.
 
Tem participado em diversos projetos regionais como membro investigadora, entre os quais se destacam o projeto ERUPÇÃO (Avaliação do impacto de erupções vulcânicas explosivas na economia do mar, no turismo e na agricultura e suas repercussões no sistema económico e no bem-estar social nos Açores), e o projeto RISCOS (Avaliação de Perigos Geológicos e Delimitação de Áreas Vulneráveis a Considerar em Termos de Risco no Ordenamento do Território na Região Autónoma dos Açores). A nível europeu participou no projeto RETINA (Realistic Evaluation of Temporal Interaction of Natural Hazards) e participa, presentemente, nos projetos EUROVOLC (European Network of Observatories and Research Infrastructures for Volcanology) e VOLRISKMAC (Fortalecimiento de las capacidades de I+D+i para la monitorización de la actividad volcánica en la Macaronesia).

A sua área de especialização situa-se no domínio da neotectónica em regiões vulcânicas, dedicando-se em concreto às temáticas da Neotectónica, Paleossismologia e Sismologia. Tem desenvolvido trabalhos de cartografia e análise estrutural de falhas ativas, paleossismologia, bem como sobre a avaliação do perigo sísmico da ilha de São Miguel. Simultaneamente tem colaborado em trabalhos semelhantes noutras ilhas do arquipélago, tendo participado em variadas missões relacionadas com a realização de trabalhos de tectónica e de avaliação da perigosidade/risco sísmico. É autora e co-autora de diversos trabalhos científicos no domínio da Neotectónica, Paleossismologia e Sismologia, alguns dos quais apresentados em reuniões científicas nacionais e internacionais.

Data de Ingresso no IVAR


01-11-2002

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afectação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação