Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Catarina Paula Pacheco da Silva

Catarina Silva

Técnica Superior do CIVISA / Doutorada


Data de Nascimento


05-03-1979

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Biologia/Geologia (ensino de) pela Universidade dos Açores (2002), Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores (2008) e Doutorada em Geologia, especialidade Vulcanologia, pela mesma Universidade (2014).
 
A sua área de especialização situa-se no domínio da Vulcanologia, dedicando-se à Geoquímica de Fluidos e em especial ao estudo de gases vulcânicos. Neste âmbito desenvolveu trabalhos que se prendem com a amostragem e análise de gases vulcânicos em fumarolas e poços geotérmicos, cartografia de anomalias geoquímicas (CO2 e 222Rn), identificação de anomalias térmicas e avaliação de hazard/risco associado à exposição a gases vulcânicos. É autora e co-autora de vários trabalhos científicos e relatórios técnico-científicos onde se aplicam métodos de geoestatística e análise de séries temporais no sentido de discriminar os fatores (e.g. meteorológicos) que possam influenciar as variações no fluxo de gás, assim como analisar a sua distribuição espacial à superfície. Participou ainda em projetos de investigação nacionais (BIOAIR e MOFETA) e internacionais (TERCO2 (DECADE) e VOLUME). Enquanto membro do Grupo de Monitorização de Geoquímica de Gases do IVAR/CIVISA participou em várias campanhas de amostragem de fumarolas e de desgaseificação difusa em diferentes ilhas do arquipélago dos Açores, participou na avaliação da qualidade de ar interior de vários edifícios em diferentes áreas de desgaseificação, acompanhou crises sísmicas que decorreram no arquipélago e participou em exercícios de simulação de crises sismo-vulcânicas. Nos últimos anos participou também em várias campanhas de amostragem em vulcões ativos como o Vulcão Mutnovski (Kamchatka, Rússia), o Vulcão Lastarria (Chile) ou o Vulcão Popocatépetl (México), no âmbito de trabalhos promovidos pela Comissão de Gases Vulcânicos da IAVCEI. Participou ainda no Second Early Career Scientist Workshop do Deep Carbon Observatory (DCO) (São Miguel) e no GeoRadon´14 Workshop (Lisboa) e em diversas Escolas de Verão como, por exemplo, MeMoVolc Summer School (Islândia) e International Summer School of Volcanology (Nisyros, Grécia).
 ​
Atualmente, e desde 1 de julho de 2014, é técnica superior do CIVISA. De 1 de julho de 2012 até 30 de junho de 2014 exerceu funções de técnica superior da Fundação Gaspar Frutuoso. Desde 1 de julho de 2008 até 30 de junho de 2012 foi bolseira de doutoramento do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia. De fevereiro de 2006 a junho de 2008 participou como Bolseira de Investigação da Universidade dos Açores no projeto Europeu Volume ("VOLcanoes: Understanding subsurface Mass moveMEnt"). De novembro de 2004 a dezembro de 2005 exerceu funções de Técnica de Laboratório de 2ª classe na área de geoquímica de gases vulcânicos no Centro de Vulcanologia d​e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR​). Antes de ingressar no IVAR, entre 01 de julho de 2003 e 30 de junho de 2004 estabeleceu vínculo profissional com a empresa Fundo de Maneio, Lda. com contrato a termo certo. De 1 de janeiro de 2003 a 30 de junho de 2003 participou no Programa Estagiar L, na empresa Fundo de Maneio, Lda. Entre setembro de 2001 a agosto 2002 foi professora estagiária na Escola Básica 3/Secundária da Ribeira Grande.
​​​

Data de Ingresso no IVAR


01-11-2004

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação