Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Maria de Fátima Batista Viveiros

Fátima Viveiros

Professora Auxiliar


Data de Nascimento


09-12-1977

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Biologia/Geologia (ensino de) pela Universidade dos Açores em 2001, efetuou mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela mesma Universidade em 2004. Doutorada em Geologia, especialidade Vulcanologia, pela Universidade dos Açores em 2011.
 
Membro integrado efetivo e Subdiretora do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), é a Responsável da Unidade Científica de Geoquímca de Gases do IVAR desde setembro de 2016.
 
A sua área de trabalho é centrada no  estudo de gases vulcânicos, essencialmente em áreas hidrotermais. Neste domínio desenvolve trabalhos de amostragem e análise de gases em fumarolas e poços geotérmicos, cartografia de anomalias térmicas e geoquímicas (essencialmente CO2) em áreas de desgaseificação difusa e avaliação do hazard/risco associado à exposição aos gases vulcânicos. É autora e co-autora de vários trabalhos científicos onde se aplicam métodos de geostatística e análise de séries temporais no sentido de discriminar os fatores (e.g. meteorológicos) que possam influenciar as variações no fluxo de gás à superfície.
 
No período compreendido entre março de 2015 e agosto de 2017 usufruiu de uma bolsa de pós-doutoramento atribuída pela FCT para estudar as variações de dióxido de carbono (CO2) no arquipélago dos Açores e elaborar mapas de risco deste gás vulcânico.
 
Entre março de 2012 e fevereiro de 2015 foi bolseira de pós-doutoramento do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, tendo desenvolvido estudos nos vários campos fumarólicos do arquipélago dos Açores. Entre novembro de 2007 e outubro de 2011 foi bolseira de doutoramento do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia.
 
No âmbito da sua colaboração com o Centro de Vulcanologia de Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), foi bolseira de Investigação na Universidade dos Açores no Projeto Europeu VOLUME (“VOLcanoes: Understanding subsurface Mass moveMEnt ”) entre setembro de 2006 e agosto de 2007.
 
Entre fevereiro de 2005 e agosto de 2006 foi bolseira de Investigação na Universidade dos Açores no Projeto Europeu FORESIGHT (“Frequent Observation-driven Realistic Evaluation and Simulation of Interacting Geophysical Hazard Triggers”). De novembro de 2003 a janeiro de 2005 foi bolseira de Investigação pela Universidade dos Açores no Projeto INTERREG IIIB – ALERTA. Entre setembro de 2002 e outubro de 2003 foi bolseira de Investigação pela Fundação Gaspar Frutuoso na área de geoquímica de gases vulcânicos. De setembro de 2001 a agosto de 2002, altura em que iniciou a sua colaboração com o então CVARG, exerceu funções como Técnica de Laboratório de 2ª classe na área de geoquímica de gases vulcânicos na Universidade dos Açores.
 
Entre setembro de 2000 e agosto 2001 foi professora estagiária de Ciências da Terra e da Vida e Ciências Naturais na Escola Básica 3/Secundária das Laranjeiras, Ponta Delgada.
 
Enquanto membro do Grupo de Monitorização de Geoquímica de Gases do IVAR participou em várias campanhas de amostragem de fumarolas e de desgaseificação difusa em diferentes ilhas do arquipélago dos Açores, participou na avaliação da qualidade de ar interior de várias habitações em diferentes áreas de desgaseificação, acompanhou crises sísmicas que decorreram no arquipélago e participou em exercícios de simulação de crises sismo-vulcânicas. Nos últimos anos participou também em várias campanhas de amostragem em vulcões ativos como o Vulcão Mutnovski (Kamchatka, Rússia), o Vulcão Lastarria (Chile) ou o Vulcão Popocatépetl (México), no âmbito de trabalhos promovidos pela Comissão de Gases Vulcânicos da IAVCEI.

Data de Ingresso no IVAR


01-09-2001

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afectação


50%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação