Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
IVAR - Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores

Crise Sismovulcânica da Terceira
Última hora:



Resumo


 

O mais importante campo de desgaseificação da ilha Terceira situa-se no flanco SW do Vulcão do Pico Alto e corresponde às designadas Furnas do Enxofre. Estas abrangem uma área de cerca de 7000 m2 e incluem um campo fumarólico e zonas de desgaseificação difusa.

 

Adicionalmente, existem emanações gasosas no interior de uma cratera a NE do Pico do Negrão e no local da nascente minero-medicinal da Serreta, encontrando-se esta última inacessível devido aos movimentos de massa provocados pelo sismo de 1980. São, ainda, referenciadas várias nascentes de água minero-medicinal situadas na base de arribas da costa ocidental da ilha entre os Biscoitos e as Doze Ribeiras.

 


 

Bibliografia Recomendada


FERREIRA, T. (1994) – Contribuição para o estudo das emanações gasosas associadas a processos de vulcanismo no arquipélago dos Açores. Tese APCC, Universidade dos Açores, 183 p.
 
VIVEIROS, F. (2003) – Contribuição para o estudo dos processos de desgaseificação difusa nos Açores no âmbito da monitorização sismovulcânica e da avaliação do risco: discriminação de factores que influenciam a variação do CO2. Tese realizada no âmbito do mestrado em vulcanologia e riscos geológicos. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 140 p.
 
ZBYSZEWSKI, G. MEDEIROS, A.C., FERREIRA O.V., e ASSUNÇÃO, C.T. (1968) – Levantamentos geológicos da ilha Terceira (Açores). Mem. da Academ. das Ciências de Lisboa, Classe Ciências, T.XII, pp. 185-199.
 
ZBYSZEWSKI, G., MEDEIROS, A.C., FERREIRA, O.V. e ASSUNÇÃO, C.T (1971) – Carta Geológica de Portugal, na escala 1/50 000. Notícia explicativa da folha Ilha Terceira (Açores). Serviços Geológicos de Portugal, 43 p.