Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Resumo


A sismicidade localizada no interior da ilha Terceira tem sido pouco significativa, centrando-se, especialmente, no Vulcão do Pico Alto e no Vulcão de Santa Bárbara. Angra do Heroísmo e Graben das Lajes são outras das zonas onde se observa alguma actividade. Os eventos de maior magnitude e intensidade que têm afectado a ilha nos últimos anos têm tido epicentro no mar, nas importantes zonas sismogénicas definidas pela Bacia E da Graciosa, a Crista Submarina da Serreta, a Crista Submarina SE da ilha Terceira e o Banco D. João de Castro. Adicionalmente, embora com menor frequência, registam-se alguns eventos a sul da ilha, ao longo dos alinhamentos que se prolongam até aos centros eruptivos submarinos históricos.

O evento mais forte dos últimos 30 anos registou-se a 1 de Janeiro de 1980 e teve epicentro a cerca de 50 km a W da Ponta da Serreta, tendo atingido magnitude 7,2 e sido sentido na ilha Terceira com intensidade máxima de VIII (EMS-98).

 


 

Bibliografia Recomendada


CIVISA (2009) - Base de dados do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores. Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores.

HIRN, A., HAESSLER, H., HOANG-TRONG, P., WITTLINGER, P. e MENDES VICTOR, L. (1980) – Aftershock sequence of the January 1st, 1980 earthquake and present-day tectonics in the Azores. Geophys. Res. Lett., 787), pp. 501-504.

MACHADO, F. e SILVEIRA, E. (1982) – O terremoto de 1 de Janeiro de 1980 e a Tectónica dos Açores. Açoreana, VI(2), pp. 155-170.

 

NUNES, J.C. (1991) – Microssismos e neotectónica: contribuição para o seu estudo nos Açores. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Departamento de Geociências da Universidade dos Açores, 245 p.

NUNES, J.C., ALVES, J.L. e FORJAZ, V.H. (1992) – Sismicidade instrumental dos Açores no período 1980-89: implicações neotectónicas. In OLIVEIRA, C.; LUCAS, A. e GUEDES, J. - 10 anos após o sismo dos Açores de 1 de Janeiro de 1980. Açores: Secretaria Regional da Habitação e Obras Públicas/Laboratório Nacional de Engenharia Civil, V. 1, pp. 163-174.