Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Sismo de magnitude 2,3 sentido com intensidade IV em S. MiguelSismo de magnitude 1,8 sentido com intensidade II/III na ilha de S. MiguelAtividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



Resumo


 

A ilha Terceira encontra-se inserida num contexto geodinâmico caracterizado por uma actividade sísmica elevada em termos de frequência e magnitude. Os sismos mais destruidores ocorreram desde o século XVI, destacando-se os sismos de 1547, 1614, 1841 e o 1980.

 


 

Bibliografia Recomendada


INMG e LNEC (1986a) – Sismicidade histórica e instrumental do arquipélago dos Açores (Sismos sentidos no período 1444-1980). Estudos realizados para o Novo Hospital de Ponta Delgada, Relatório INMG/LNEC Nº1.

SILVA, M. (2005) – Caracterização da sismicidade histórica dos Açores com base na reinterpretação de dados de macrossísmica: contribuição para avaliação do risco sísmico nas ilhas do Grupo Central. Tese realizada no âmbito do mestrado em vulcanologia e riscos geológicos. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 146 p.