Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Monte Santa Helena (Foto: Smithsonian Institute, Global Volcanism Program)
04-11-2016 12:40
Estados Unidos da América
Cientistas encontram evidências de uma camada fria sob o Monte Santa Helena

​O Monte Santa Helena, o mais ativo vulcão que faz parte do Arco das Cascatas, no noroeste dos E.U.A, e que em 1980 foi responsável pela erupção mais violenta e mortal na história do país, está a causar agora um mistério para os cientistas.

 
Um estudo publicado na revista Nature Communications por investigadores americanos sugere que o seu interior é relativamente frio e que o calor proveniente do vulcão está vindo de outro local. O objetivo é descobrir porque e como isso acontece e onde o vulcão obtém o magma que expele durante as suas erupções, a mais recente em julho de 2008.

 
De acordo com o geólogo americano Steve Hansen, da Universidade do Novo México, nunca havia sido visto algo do género nos vulcões ativos daquela região. Para além do mistério do seu interior frio, outra particularidade que apresenta é a sua localização. Pertence ao Arco das Cacatas, uma região geologicamente ativa, em que a placa tectónica de Juan de Fuca mergulha sob o bordo ocidental da placa Norte-Americana. A série de vulcões que se encontram neste arco encontram-se alinhados paralelamente à zona de subducção, mas por algum motivo o Monte Santa Helena localiza-se a 50 km a oeste da estrutura.

 
De modo a tentar desvendar o que leva o Monte Santa Helena deter essas características, Hansen e a sua equipa instalaram milhares de sensores em torno da montanha para medir os movimentos do terreno. Escavaram 23 furos no vulcão e encheram-nos com explosivos com o objetivo de provocar vibrações que se assemelhassem a sismos, permitindo monitorizar e estudar a propagação das ondas sísmicas pela estrutura interna da montanha e entender o que acontece no interior do vulcão, assim como a temperatura e o tipo de material.

 
Os resultados obtidos evidenciam ao invés de uma câmara magmática, uma camada rochosa demasiado fria para ser a fonte de calor do vulcão. Dada a sua história eruptiva, os resultados não fazem sentido, pelo que os investigadores agora tentam descobrir qual a fonte de calor do vulcão.

 
Para os cientistas, a fonte de magma mais provável vem de um depósito localizado a leste do vulcão, perto dos restantes vulcões que compõem o Arco das Cascatas, onde as temperaturas ultrapassam 800°C, sem conhecer a razão pela qual o líquido viaja cerca de 50 km para ser expelido pelo Santa Helena.

 
Uma hipótese defendida pelos cientistas é que o material é libertado por sismos profundos na região, sendo necessário mais dados para entender melhor todo o mecanismo distinto.

 
Segundo Hansen, o Monte Santa Helena é bastante incomum, e está a tentar dizer-nos algo sobre o comportamento do sistema do Arco, no entanto ainda não foi concluído o quê. 

 
O vulcão com cerca de 2 549 metros de altura, localizado no estado de Washington, exibiu uma violenta erupção a 18 de maio 1980, quando o flanco norte do vulcão colapsou após um sismo de magnitude 5, acabando por matar cerca de 57 pessoas e milhares de animais, e provocar inúmeros incêndios florestais, inundações e danos generalizados. As cincas expelidas pelo vulcão alcançaram 11 Estados.

 
 
NPS/R. J. Lillie, Parks and Plates (2005)​
 
 


Fontes


BBC
Science Alert

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


quarta-feira, 17 de Maio de 2023
Cerca de doze pessoas e um animal foram evacuados de helicóptero do Observatório Johnston Ridge, perto do Monte de Santa Helena nos Estados Unidos, após um movimento de vertente ter obstruído uma estrada. O movimento de vertente ocorreu no passado domingo, pelo que o Departamento de Transportes do estado de Washington encerrou a auto estrada 504, que fornece acesso ao Monte Santa Helena e à Floresta Nacional Gifford Pichot pel...
segunda-feira, 18 de Maio de 2020
​Há 40 anos atrás, na manhã de 18 de maio de 1980, o vulcão Monte St. Helens, localizado no estado de Washington, entre Seattle e Portland (Estados Unidos da América), entrou em erupção. Uma violenta explosão lateral (blast) devastou a paisagem, libertando oito vezes mais energia do que a quantidade libertada pelo somatório de todos os explosivos lançados durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo duas bombas atómicas. No tot...
terça-feira, 13 de Dezembro de 2016
No final de novembro foram registados, em menos de uma semana, quatro enxames sísmicos com mais de 120 sismos no Vulcão Santa Helena. Os eventos foram todos de baixa magnitude, a maioria inferior a 0,5, e localizados a cerca de 3-6 km de profundidade. Não há registo de nenhum evento sentido pela população.   Segundo os cientistas do Cascades Volcano Observatory do United States Geological Survey (USGS), esta atividade sísmica ...
terça-feira, 10 de Maio de 2016
Desde o dia 14 de março que se tem vindo a registar sismos (enxame sísmico) de baixa magnitude sob o Monte Santa Helena nos Estados Unidos da América, caso que leva os investigadores a acreditar que está a ocorrer outra fase de recarga de magma no sistema. Os sismos localizam-se a baixas profundidades, entre 2 a 7 km sob a cratera, variando a magnitude entre 0 a 3 na escala de Richter.   De acordo com o United States Geologica...