Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Regionais

 

VULTEC
Caracterização de Sinais Sísmicos Associados a Sistemas Vulcano-tectónicos

Coordenador Científico


 

Investigador Responsável/IVAR


Resumo


​O sinal sísmico associado à actividade sísmica em regiões vulcânicas apresenta frequências que variam entre valores inferiores a 1 Hz e superiores aos 25 Hz. Os sinais sísmicos de baixa frequência podem reflectir actividade vulcânica, enquanto os de frequências mais elevadas estão normalmente associados a actividade de natureza tectónica.

A maioria das estações sísmicas com telemetria têm a sua resposta filtrada para as baixas frequências, para uma maior eficiência na detecção dos eventos de natureza tectónica, pelo que se torna imperioso o desenvolvimento de redes sísmicas telemétricas com resposta não filtrada, por forma a poder acompanhar-se todo o espectro do sinal produzido no decurso da actividade sismovulcânica.

No presente projecto pretende desenvolver-se e instalar uma rede sismológica experimental em torno de um dos vulcões centrais da ilha de S. Miguel, entendendo-se que o maciço das Sete Cidades reúne as condições para o efeito, quer em termos da sua natureza sismovulcânica dos seus sinais sísmicos, quer no que concerne às infra-estruturas existentes. Deste modo, os sinais sísmicos para uma gama mais alargada de frequências serão recebidos por telemetria e em tempo real, nas instalações da Universidade dos Açores e comparados com os das restantes estações.

Este projecto engloba uma fase inicial em que serão desenhadas e construídas as estações sísmicas, à qual se seguirá a escolha de locais para a sua instalação e o estabelecimento da rede telemétrica de transmissão por rádio e por modem de rádio, com transmissão de sinal em formato digital. A fase final do projecto incluirá o desenvolvimento de um sistema de aquisição, tratamento e de armazenamento de dados.

Os dados obtidos serão objecto de uma análise sistemática e os resultados serão integrados e comparados com restante informação, utilizando-se para o efeito as facilidades de um SIG, por forma a melhorar o acompanhamento da actividade sismovulcânica da ilha.

Este projecto pretende ser o início de um programa mais vasto para a instalação de redes deste tipo, nas diversas ilhas dos Açores.​


Outros Investigadores


​R. Ortiz (CSIC); J. Ibáñez (Univ. Granada).

Outras Instituições


Ficha de Projeto


VULTEC
Caracterização de Sinais Sísmicos Associados a Sistemas Vulcano-tectónicos
Entidade financiadora: DRCT
Responsável: Nicolau Wallenstein
Duração: 2000 - 2002
Total: 33.668,86
Data de Início

 
Data de Encerramento

 

Anexos


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais