Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 João Luís Roque Baptista Gaspar

João Luis Gaspar

Professor Associado com Agregação


Data de Nascimento


12-01-1961

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, doutorou-se na especialidade de Vulcanologia pela Universidade dos Açores, onde é professor associado com agregação do Departamento de Geociências e investigador do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR). Em fevereiro de 2014 foi eleito Reitor da Universidade dos Açores, cargo que ocupa presentemente.

Foi Diretor do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores e do IVAR, uma unidade de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, avaliada com a classificação de Excelente, que integra a World Organization of Volcano Observatories e diversas redes nacionais e internacionais de ciência. Neste contexto dirigiu as unidades científicas de Vulcanologia, de Movimentos de Vertente e Cheias e de Riscos e Planeamento de Emergência. Foi, ainda, vogal da direção do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e mantém a coordenação da respetiva unidade operacional para a Gestão de Crises e Mecanismos de Resposta a situações de emergência, para apoio às ações de proteção civil.

Coordenador de vários projetos de investigação e autor de diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade é membro da direção da Sociedade Portuguesa da União Internacional de Astronomia, Geodesia e Geofísica e associado de outras organizações científicas nacionais e internacionais. Na área de serviços participou em vários estudos subordinados ao planeamento de emergência, à avaliação de riscos, ao ordenamento do território e à gestão dos recursos hídricos, entre outros, a nível regional e municipal.

Como coordenador e membro do grupo responsável pelo acompanhamento científico da atividade sismovulcânica, participou em diversas situações de crise relacionadas com a ocorrência de sismos, erupções vulcânicas, processos de desgaseificação, movimentos de vertente e inundações, nos Açores, no país e no estrangeiro.

Em 2001 foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Mérito por Sua Excelência o Presidente da Républica Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio, pelos trabalhos realizados no âmbito da avaliação dos riscos geológicos e da assessoria à proteção civil. No mesmo ano recebeu um louvor do Instituto de Meteorologia, pelas suas atividades no âmbito do Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores, de que foi co-fundador e dirigente. Mais recentemente, em 2011, recebeu o prémio Personalidade SIG do Ano, atribuído pela ESRI Portugal pelo seu papel no desenvolvimento de projectos baseados em sistemas de informação geográfica nas áreas da vulcanologia, sismologia, proteção civil, ordenamento do território e recursos hídricos.

Foi Diretor Regional da Ciência e Tecnologia no IX Governo Regional dos Açores e Presidente do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia. No exercício de tais funções foi responsável pela infraestrutura tecnológica e a rede de comunicações de voz e dados do Governo Regional, criou o Sistema Científico e Tecnológico Regional, lançou o primeiro Plano Integrado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, presidiu à Comissão Instaladora do Instituto de Biomedicina e Biotecnologia dos Açores e concebeu o projeto para a construção do Parque Tecnológico de S. Miguel, dirigido para as Tecnologias de Informação, Comunicação e Monitorização.

No X Governo Regional dos Açores exerceu as funções de Diretor Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos e foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral da SPRAçores - Sociedade de Promoção e Gestão Ambiental, SA. Nesse período foi responsável pela criação do Centro de Informação Geográfica do Ambiente e do Mar, no âmbito do qual coordenou a implementação da Diretiva Europeia INSPIRE nos Açores, do Sistema Regional de Informação Territorial e do Sistema Regional de Informação sobre a Água.

Data de Ingresso no IVAR


01-10-1996

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afectação


50%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação