Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Rede do CIVISA regista sismo de magnitude 6,7 a SSE de Bodrum (Turquia)Atividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



 

 Avaliações Externas

 

2003-2007 Resumo do Relatório de Avaliação


Classificação: Excelente

 

Apreciação geral

W_FCT_Avaliacao2007.jpg
Esta Unidade, com um elevado número de investigadores e bem organizada, tem como principal objectivo a investigação dos processos que ocorrem a nível dos limites das placas litosféricas, com particular incidência para a predição e gestão de perigos vulcânicos e sísmicos. A Unidade fez uma excelente apresentação e impressionou o Painel de Avaliação com o elevado grau de internacionalização evidenciado e com o empenho da sua equipa de investigação. A integração de diferentes domínios de investigação relevantes num único Grupo integrado deu origem a uma investigação focalizada, de classe mundial, constituindo um excelente exemplo que muitas outras Unidades deverão seguir. Notamos o envolvimento de vários colaboradores externos e a elevada produção em publicações internacionais. É evidente que a Unidade é respeitada tanto a nível internacional como a nível do Governo local, o qual proporciona importante suporte. As estratégias de monitorização que estão a ser desenvolvidas são de importância internacional. A Unidade tem um plano estratégico realista o qual envolve a mudança para um novo edifício, o que potenciará a integração das funções de observatório vulcanológico com as de centro de investigação internacional liderado por um Cientista Chefe. Os estudantes revelaram estar muito orgulhosos de pertencerem à Unidade e têm uma clara noção da importância dos seus estudos para a sociedade em geral.

 

Gestão

 

Existe uma boa gestão horizontal dentro da Unidade, que interage bem com o Governo local.

 

Instalações

 

A Unidade tem acesso a laboratórios, limpos e bem equipados, e fomos informados pelo Governo local de que irão ser transferidos para um edifício específico onde serão integradas as diversas funções desenvolvidas nesta Unidade.

 

Recomendações à Unidade

 

Apoiamos plenamente os planos estratégicos previamente definidos que procuram integrar a predição e gestão de perigos como áreas de investigação fundamental.

 

Parecer

 

Gostaríamos particularmente de elogiar o empenho de toda a Unidade no que respeita à manutenção e desenvolvimento da monitorização de perigos nos Açores. Tal inclui desde os simples produtos de divulgação para explicar aos cidadãos as causas e os riscos associados a perigos naturais assim até ao comprometimento dos cientistas que rotineiramente despendem o seu tempo livre para gerir as diferentes estações de monitorização.

 

Conclusões

 

Classificamos esta Unidade como Excelente, pois publica ciência de importância internacional e de considerável benefício para a humanidade. Esta é uma Unidade que produz investigação excepcional, com reconhecimento internacional, que contribui para o avanço neste campo do conhecimento.