Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Autoestrada afetada e visibilidade reduzida em Juban Sharbyn (Foto SAYAT AFP in France 24)
13-06-2022 17:50
Filipinas
Erupção freática no Vulcão Bulusan nas Filipinas

Entrou em erupção ontem, dia 12 de junho, o vulcão Bulusan, localizado na ilha de Luzon, nas Filipinas. De acordo com o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (PHIVOLCS), a erupção freática foi detetada pela rede de monitorização do vulcão Bulusan pelas 3:37 hora local (19:37 UTC), durou 18 minutos (com base no registo sísmico), e não foi possível observar a pluma eruptiva através das câmaras web.

Três dias antes, 9 de junho, o PHIVOLCS emitiu um comunicado de aumento da atividade sísmica no vulcão. Segundo o comunicado, desde as 5:00 (hora local) até às 23:20 daquele dia, tinham sido detetados um total de 45 sismos de natureza vulcânica, sendo a maioria deles de baixa magnitude e superficiais, indicando, contudo, que uma erupção poderia ocorrer dentro de horas.

A dispersão das cinzas deu-se para noroeste do vulcão, tendo a queda de cinzas coberto os municípios de Casiguaran, Juban e Magallanes e prejudicado a visibilidade da estrada e forçado as companhias aéreas a cancelar voos. Após o último relatório das autoridades nacionais, no dia 9 de junho, 418 pessoas foram evacuadas e 16 400 foram afetadas no decorrer da primeira erupção freática, ocorrida no dia 5 de junho.

A erupção do dia 5 de junho, precedida por atividade sísmica anormal nos dias anteriores, durou cerca de 17 minutos. Segundo o PHIVOLCS, foram registados 77 sismos de natureza vulcânica nas 24 horas anteriores à erupção. A erupção cobriu de cinzas igualmente os municípios de Casiguaran e Juban, tendo sido emitido um alerta de nível 1 às populações, numa escala em que 5 é o nível de maior perigo.

Até ao momento não há registo de feridos ou mortos, no entanto, as autoridades não descartam a possibilidade de uma nova erupção. Mantém-se o nível de alerta 1, que corresponde a um nível de agitação vulcânica baixo. 

O vulcão Bulusan tem se mantido ativo nos últimos anos, com algumas erupções semelhantes em 2016 e 2017. As Filipinas localizam-se no designado anel do Fogo do Pacífico, uma região vulcânica e sismicamente ativa.


Fontes


PHIVOLCS
Relief Web
France 24
Diário de Notícias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


segunda-feira, 17 de Outubro de 2016
​O vulcão Bulusan, localizado a sudeste da capital das Filipinas, entrou em erupção na madrugada de hoje (dia 17) pelas 7:36 hora local (23:36 hora UTC do dia 16). Com base no registo sísmico, a erupção do tipo freática, durou aproximadamente 24 minutos e emitiu uma coluna de cinzas a cerca de mil metros de altura. De acordo com o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs), a rede de monitorização do vulcão ...
segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011
O Vulcão Bulusan, localizado nas Filipinas, entrou em erupção, emitindo cinzas que atingiram alturas de 2 a 2.5 km acima da cratera e que progrediram para sul. Observou-se a queda de cinzas nas cidades de Juban, Bulan e Irosin, tendo sido mais intensa nesta última. No entanto, as autoridades oficiais informaram não haver registo de danos ou feridos. Foram evacuados cerca de 2000 habitantes.