Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Vulcão Busulan, Filipinas (Foto: Drew Zuniga/CNN)
17-10-2016 14:45
Filipinas
Vulcão Bulusan nas Filipinas entra em erupção

​O vulcão Bulusan, localizado a sudeste da capital das Filipinas, entrou em erupção na madrugada de hoje (dia 17) pelas 7:36 hora local (23:36 hora UTC do dia 16). Com base no registo sísmico, a erupção do tipo freática, durou aproximadamente 24 minutos e emitiu uma coluna de cinzas a cerca de mil metros de altura.

De acordo com o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs), a rede de monitorização do vulcão registou 24 sismos de origem vulcânica durante as últimas 24 horas. Relativamente à emissão de dióxido de enxofre (SO2), a 12 de outubro, a média era de 79 toneladas/dia.

Os dados de nivelamento preciso obtidos entre 16 a 25 de agosto deste ano, revelaram ligeiras mudanças inflacionárias do edifício em relação às medições de maio. Além disso, os dados de deformação do solo obtidos a partir de medições contínuas de GPS a partir de 30 de setembro de 2016 apresentaram tendências inflacionárias desde julho.

Assim, permanece em vigor o nível de alerta 1 no vulcão, o que indica que estão em curso processos hidrotermais sob o vulcão, podendo originar mais erupções freáticas.

Em boletim informativo divulgado pelo Phivolcs, foi estritamente proibida a entrada de pessoas num raio de 4 km do vulcão (Permanent Danger Zone - PDZ) devido à possibilidade de erupções súbitas, bem como o aviso às autoridades da aviação civil para que evitem voar perto do cume do vulcão. Além disso, foi aconselhado às pessoas que vivam em vales e/ou ao nas margens de cursos de água, especialmente nos setores sudoeste e noroeste do edifício vulcânico, para estarem atentos à possibilidade da ocorrência de escoadas piroclásticas ou lahars, em caso de precipitação forte ou prolongada. 

Segundo o instituto, o vulcão Bulusan é um dos mais ativos das Filipinas, tendo registado a última erupção em novembro de 1994.

As Filipinas localizam-se no designado Anel de Fogo do Pacífico, sendo frequente a atividade sísmica e vulcânica.



Fontes


Phivolcs
Global Times
GMA News

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


segunda-feira, 13 de Junho de 2022
Entrou em erupção ontem, dia 12 de junho, o vulcão Bulusan, localizado na ilha de Luzon, nas Filipinas. De acordo com o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (PHIVOLCS), a erupção freática foi detetada pela rede de monitorização do vulcão Bulusan pelas 3:37 hora local (19:37 UTC), durou 18 minutos (com base no registo sísmico), e não foi possível observar a pluma eruptiva através das câmaras web. Três dias antes...
segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011
O Vulcão Bulusan, localizado nas Filipinas, entrou em erupção, emitindo cinzas que atingiram alturas de 2 a 2.5 km acima da cratera e que progrediram para sul. Observou-se a queda de cinzas nas cidades de Juban, Bulan e Irosin, tendo sido mais intensa nesta última. No entanto, as autoridades oficiais informaram não haver registo de danos ou feridos. Foram evacuados cerca de 2000 habitantes.