Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Erupção vulcânica domingo, 17de novembro, Monte Merapi. (Foto de Antara / Rudi in Jakarta Globe)
18-11-2019 12:00
Indonésia
Monte Merapi emite coluna de cinzas a 1500 metros de altura e entidades emitem alerta de Lahar

O vulcão Monte Merapi, localizado entre as províncias de Java Central e Yogyakarta, na ilha de Java (Indonésia), voltou a entrar em erupção ontem, dia 17, às 10:46 hora local, emitindo uma coluna eruptiva que alcançou 1500 metros de altura. Segundo o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Tecnologia de Desastres Geológicos (BPPTKG), o evento eruptivo durou cerca de dois minutos e meio.

O vento que se fazia sentir no momento dispersou o material emitido para oeste, afastando assim da área densamente povoada de Yogyakarta e do Aeroporto Internacional de Adisoetjipto a sul. Apesar disso, as cinzas vulcânicas caíram em pelo menos duas aldeias, mas não interromperam nenhuma das suas atividades. O PVMBG emitiu um alerta para os voos na região. Até ao momento, as autoridades locais não comunicaram nenhuma vítima ou danos.

Devido à precipitação que se faz sentir na zona da cratera, o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos da Indonésia (PVMBG) emitiu um alerta de perigo da ocorrência de lahar, uma escoada de detritos ou lama. 

Desde o mês de maio que o Monte Merapi encontra-se em “Waspada”, ou seja, em nível de alerta (um nível abaixo do nível de alerta máximo), tendo o governo local definido uma zona interdita num raio de 3 km desde a cratera.


Fontes


Jakarta Globe

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
No passado dia 14 de outubro, o vulcão Monte Merapi, localizado na ilha de Java, entre as províncias de Java Central e Yogyakarta (Indonésia), entrou em erupção. O evento eruptivo teve uma duração de 270 segundos e caracterizou-se pela emissão de uma coluna eruptiva de cinzas que atingiu 3 km de altitude.   Segundo as autoridades, as cinzas progrediram para sudoeste, alcançando as aldeias de Ngargosoko, Mranggen, Srumbung, no ...
sexta-feira, 11 de Maio de 2018
O vulcão mais ativo da Indonésia, o Monte Merapi, entrou em erupção esta manhã, dia 11 de maio por volta das 07h32 (hora local), emitindo uma coluna eruptiva de cinzas até cerca de 5,5 km de altura acima da cratera. Segundo o porta-voz da Agência para a Mitigação de Desastres da Indonésia (BNPB), a erupção freática foi acompanhada de rumores, e foi resultado da acumulação de água e o seu aquecimento sob a cratera do vulcão.   ...