Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Painéis ► em encontros nacionais

 

Referência Bibliográfica


MEDEIROS, A., WALLENSTEIN, N., SILVEIRA, D., MONTALVO, A., SILVA, R. (2005) - Nível de sismicidade na região central da ilha de São Miguel (Açores). Aplicação de RSAM à estação da Lagoa do Fogo no período 2003-2004. 4º Simpósio de Meteorologia e Geofísica, Sesimbra, 14 - 17 de Fevereiro (Poster).

Resumo


Desde o povoamento da ilha de São Miguel, no Séc. XV, existem muitos relatos históricos de frequente actividade sísmica sentida pelas populações da região central da ilha de S. Miguel, onde se localizam os sistemas vulcânicos do Fogo e do Congro. Com a instalação de uma rede de estações sísmicas em torno do Vulcão do Fogo na década de 80, passaram a ser registados enxames sísmicos muito frequentes. Desde 1997, com a criação do SIVISA (Sistema de Vigilância Sísmica dos Açores), a rede sísmica foi melhorada e foram implementados sistemas de digitalização, permitindo uma melhor capacidade no processamento e análise dos dados obtidos.

 

Desde Novembro de 2002, tem-se vindo a assistir a um aumento da frequência dos enxames sísmicos na região do Fogo-Congro. Para quantificar a evolução da sismicidade na região, seleccionou-se a estação sísmica da Lagoa do Fogo (LFA) como estação de referência e aplicou-se o método RSAM (Realtime Seismic Amplitude Measurement), para intervalos de 10 minutos, entre Janeiro de 2003 e Dezembro de 2004. Por forma a evitar-se a contaminação dos dados, induzido pela actividade do mar e do vento, aplicou-se um filtro passa-banda (entre os 1,5Hz e os 4,5Hz).  Os resultados obtidos mostram uma importante actividade de base, com um aumento gradual ao longo do período considerado, onde se destacam claramente os diferentes períodos em que ocorreram enxames sísmicos, com especial referência os registados em Abril-Maio de 2003 e em Dezembro de 2004.

Observações


Anexos