Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Teses ► Mestrado

 

Referência Bibliográfica


GONÇALVES, P. (2006) - Caracterização do depósito Sete-P11 (Sete Cidades, São Miguel, Açores): implicações para a história eruptiva. Dissertação​ de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, Universidade dos Açores, 114p.

Resumo


Na extremidade W da ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, localiza-se o maciço das Sete Cidades, formado por um vulcão central com caldeira, numerosos cones de escórias, alguns cones de pedra-pomes, domos e maars. No decurso da história eruptiva do vulcão, registaram-se eventos tanto explosivos como efusivos, tendo o material extruído dado origem a depósitos vulcaniclásticos e escoadas lávicas (Queiroz, 1987).

 

O depósito Sete-P11 é o resultado de uma erupção explosiva, com centro no interior da caldeira, ocorrida há 2220±70 anos B.P., depois de um período de repouso do vulcanismo intracaldeira (Queiroz, 1997). De um modo geral, é um depósito constituído por lapilli e cinzas pomíticas, rico em líticos, apresentando cristais soltos de feldspato. Evidencia grande dispersão, tanto na direcção NE-SW como para SE, provavelmente por corresponder à maior erupção ocorrida no Vulcão das Sete Cidades nos últimos 5000 anos.

 

A estratigrafia, a granulometria e as características morfológicas dos clastos que constituem o depósito Sete-P11 forneceram neste trabalho informações preciosas no que diz respeito aos mecanismos de fragmentação e de transporte a que os clastos estiveram sujeitos durante a erupção.

 

Este estudo permitiu concluir que o depósito é constituído por duas unidade principais. A unidade de base (U1) é constituída por lapilli pomítico de queda, médio a grosseiro, verificando-se a ocorrência de alguns blocos de pedra-pomes e de líticos. As análises granulométricas e morfológicas permitiram verificar que a pedra-pomes apresenta características que a associam à fragmentação magmática. Durante esta primeira fase da erupção a água teve um papel menos importante nos processos eruptivos.

 

A unidade seguinte é um pouco mais complexa devido à sua heterogeneidade, resultante de uma maior entrada de água no sistema. Deste modo, o depósito apresenta uma sucessão de leitos de lapilli pomitico, por vezes rico em líticos, e leitos de cinzas pomíticas. Predominam os leitos de queda, no entanto distinguem-se alguns de fluxo do tipo surge. Os processos de fragmentação que lhes deram origem são predominantemente hidromagmáticos.

Observações


Anexos