Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Painéis ► em encontros internacionais

 

Referência Bibliográfica


BARATA, U., WALLENSTTEIN, N., MONTALVO, A., ORTIZ, R., IBÁÑEZ, J.M. (2002) - VULTEC - a volcano seismic monitoring network in Sete Cidades Volcano, São Miguel, Azores. Symposium Internacional “Cien años de Sismología en Granada”, Granada, Espanha, 8 - 11 de Outubro (Poster).

Resumo


Os principais objectivos do Grupo de Monitorização de Sismologia Vulcânica do OVUA são a detecção, caracterização e localização de sismos vulcanogénicos e tremor vulcânico. Neste contexto, as suas actividades complementam as do Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores (SIVISA), centrando-se no desenvolvimento de estudos dirigidos para a compreensão da dinâmica da fonte sísmica e dos mecanismos de transporte de fluidos e a sua interacção com os sistemas de falhas existentes.

 

Para o efeito estão a ser implementadas metodologias específicas. Neste trabalho dá-se conhecimento do programa de desenvolvimento experimental no domínio da instrumentação sísmica presentemente em curso e que inclui o desenho, a construção e o teste de equipamentos, tais como estações sísmicas de curto período e antenas sísmicas, construídos para a detecção de sinais de origem vulcânica. Estão igualmente a ser consideradas diferentes soluções para a transmissão de dados tendo em vista a necessidade de se virem a instalar redes de monitorização portáteis para o acompanhamento de crises.

Observações


Anexos