Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Filipe Bernardo

Filipe Bernardo

Bolseiro Pós-Doc FGF / Doutorado


Data de Nascimento


23-06-1990

Nacionalidade


Portuguesa


​Licenciado em Ciências Biológicas e da Saúde (2011), Mestre em Ambiente, Saúde e Segurança (2014) e Doutorado em Biologia (2022), sempre pela Universidade dos Açores.

Atualmente é investigador integrado no Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR). Nos últimos anos, especializou a sua investigação na biomonitorização da qualidade do ar, abordando em concreto os desafios ambientais colocados quer pela poluição atmosférica associada à intensificação do impacto de atividades antropogénicas, quer pelas emissões de origem vulcânica, usando a Região Autónoma dos Açores como cenário de estudo.

Os principais objetivos da sua investigação são a biomonitorização e avaliação da qualidade do ar em contextos ambientais concretos a nível regional, promovendo a salvaguarda dos padrões de excelência de qualidade do ar no arquipélago. No seu currículo, conta com a autoria e coautoria de trabalhos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade.

As suas áreas de interesse são biomonitorização ambiental e ecotoxicologia, particularmente no respeitante à poluição atmosférica e qualidade do ar.
​​

Data de Ingresso no IVAR


01-03-2022

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação