Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 Cristina Isabel Moniz Torres Soares

Cristina Soares

Técnica Superior do CIVISA / Mestre


Data de Nascimento


01-02-1994

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Proteção Civil e Gestão de Riscos (2016), pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade dos Açores, e Mestre em Engenharia do Ambiente (2019), pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa.

Frequentou e terminou o curso de Formação Profissional de Sensibilização ao Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança (SGQAS), no âmbito da sua colaboração com a empresa EDA, S.A. entre 2020 e 2022. Concluiu a Pós-Graduação em Técnico Superior de Segurança no Trabalho (2021) pelo Instituto Politécnico da Guarda, sendo detentora do Certificado de Aptidões Profissional (CAP) de Segurança no Trabalho (Título Profissional n.º 11692109ET6), emitido pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), para o exercício da profissão de Técnico Superior de Segurança no Trabalho. Em 2022 concluiu o curso de Formação Profissional em Gestão de Resíduos, bem como o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, sendo detentora do Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) de Formador.

Em 2014 realizou um estágio académico no então Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), onde desempenhou atividades de consultoria e de monitorização geofísica, geodésica, geoquímica e ambiental de perigos naturais nos Açores.

Realizou diversos estágios profissionais de verão, designadamente na empresa Metalúrgica Açoreana de Eduardo de Faria & Filho, Lda. (2015-2017), bem como na MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente, E.I.M., S.A. (2018-2019), onde teve a oportunidade de iniciar, nesta última, o desenvolvimento da componente prática da sua Dissertação de mestrado, intitulada “Análise das potencialidades dos processos de transformação e valorização de resíduos verdes: Avaliação da fitotoxicidade do composto proveniente da compostagem de resíduos verdes na Ilha de São Miguel (Açores)”.

No ano de 2020 ingressou na EDA – Electricidade dos Açores, S.A., tendo desenvolvido funções no âmbito de um estágio profissional na direção de Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança (GIQAS). Nesta desempenhou diversas atividades conjuntamente com os departamentos de Ambiente e de Prevenção e Segurança, sendo de destacar a elaboração de avaliações de risco (AR) e de fichas de prevenção e segurança (FPS), investigação de incidentes, acompanhamento de auditorias internas, análise de conformidade legal, acompanhamento de obras (sensibilização junto dos trabalhadores, enquadramento legal, análise e validação de documentação), qualificação e avaliação de fornecedores e prestadores de serviços externos (PSE), verificação e validação técnica de equipamentos e máquinas (DL n.º 50/2005), levantamento e análise das fichas de dados de segurança (FDS) de produtos químicos, participação e dinamização de ações práticas de treino (cenários de emergência), recolha e análise de amostras de solo, entre outras atividades. Teve, ainda, a oportunidade de desenvolver o seu projeto final da Pós-Graduação, intitulado “Avaliação e Controlo de Riscos Profissionais: Trabalhos em Altura na empresa EDA – Electricidade dos Açores, S.A.”.

Desde junho de 2022 que integra a equipa do Centro de Aquisição de Dados (CAD) do CIVISA, exercendo funções em regime de turnos no âmbito da vigilância sismovulcânica dos Açores, cujas atividades envolvem o acompanhamento das tarefas de monitorização geofísica, geodésica, geoquímica e ambiental.
​​​​​​

Data de Ingresso no IVAR


01-06-2022

Data de Saída do IVAR


31-08-2023

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação