Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 Catarina Isabel Goulart Fernandes Pereira

Catarina Goulart

Técnica Superior FGF / Mestre


Data de Nascimento


25-05-1978

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Geografia e Planeamento pela Universidade do Minho (2000) e mestre em Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores (2005). Foi bolseira de doutoramento pelo Fundo Regional da Ciência e Tecnologia ao abrigo do projeto "A GIS-based tool for geological risk analysis and disaster management", sendo atualmente bolseira de investigação da Fundação Gaspar Furtuoso.

A sua área de especialização situa-se no domínio dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), dedicando-se em concreto à cartografia e bases de dados para a vulcanologia, avaliação de riscos geológicos e gestão dos mecanismos de resposta. Elemento da equipa de SIG (eSIG), detém vários cursos certificados ESRI, num total de mais de 600 horas. Interessa-se por geomática aplicada às situações de emergência e gestão de crises.

Foi coordenadora da área de projecto "Sistemas de Informação Geográfica" do projecto RISCOS (Avaliação de perigos geológicos e delimitação de áreas vulneráveis a considerar em termos de riscos no ordenamento do território da RAA).

Durante o período de licenciatura participou em diversos trabalhos práticos dos quais se destacam, durante o ano de intercâmbio ERASMUS na Univertà degli Studi di Napoli Federico II, na área da sedimentologia, o estudo de processos e dinâmicas dos litorais e mecanismos de proteção e preservação da orla costeira; em geologia marinha, o manuseamento dos instrumentos de recolha de perfis sísmicos do fundo submarino, análise e interpretação dos registos; na fotogeologia, a fotointerpretação de geomorfologia e geologia; assim como diversos estudos nas áreas da física do vulcanismo, vulcanologia e depósitos vulcânicos.

No Centro de Geologia Ambiental, da Universidade dos Açores, realizou tarefas para o Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores e para o Projeto Água, nomeadamente nos trabalhos de campo e elaboração de relatórios relativos à definição de perímetros de proteção às captações de água subterrânea (2000-2001).

Desde 2002 no Centro de Vulcanologia d​e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR)​, tem colaborado em vários projetos, a destacar a Bolsa de Investigação do Projecto Europeu EXPLORIS (Explosive eruption risk and decision support for EU populations threatened by volcanoes, 2002-2006), o Projeto Europeu FORESIGHT (Frequent Observation-driven Realistic Evaluation and Simulation of Interaction of Geophysical Hazard Triggers, 2004-2006) e o Projeto Regional CARIGE (Carta de Riscos Geológicos dos Açores, 2000-2005).

Participa nos exercícios de simulação de crises sismo-vulcânicas e colabora nos trabalhos referentes às crises sísmicas mais recentes.

Data de Ingresso no IVAR


01-02-2002

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação