Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Adriano Henrique Gonçalves Pimentel

Adriano Pimentel

Técnico Superior do CIVISA / Doutorado


Data de Nascimento


22-12-1979

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado em Biologia/Geologia (ensino de) pela Universidade dos Açores em 2002, Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos em 2007, também pela Universidade dos Açores, e Doutorado em Geologia, especialidade Vulcanologia, pela mesma instituição em 2016, é atualmente Técnico Superior no CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, desde dezembro de 2011.
 
A sua área de especialização insere-se no domínio da Vulcanologia, dedicando-se em particular à vulcanologia física, vulcanoestratigrafia, petrologia ígnea, modelação de produtos eruptivos e avaliação de perigos geológicos. É autor e coautor de diversas publicações científicas nacionais e internacionais sobre diferentes domínios da Geologia dos Açores, entre vulcanismo explosivo, erupções históricas, magmatismo, geologia marinha e paleomagnetismo. Participou ainda em vários projetos de investigação regionais, nacionais e internacionais nas áreas da Vulcanologia e Perigos Geológicos.

No âmbito da sua colaboração com o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores, é membro integrado regular e faz parte da Unidade Científica de Vulcanologia Física e Magmatismo. Entre dezembro de 2007 e novembro de 2011 foi Bolseiro de Doutoramento do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, medida 3.1.2 do PICT da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, desenvolvendo o projeto “Processos de transporte e deposição de produtos piroclásticos de fluxo nos Açores: implicações para a avaliação dos perigos vulcânicos associados”. De outubro de 2006 a novembro 2007 foi Técnico de 1ª Classe, ao abrigo do projeto PRES 30 (Plano de Ordenamento da Orla Costeira da ilha de Santa Maria). De abril de 2005 a setembro de 2006 foi Bolseiro de Investigação pela Universidade dos Açores, no projeto europeu FORESIGHT (Frequent Observation-driven Realistic Evaluation and Simulation of Interacting Geophysical Hazard Triggers). Exerceu ainda funções como Técnico Profissional de Laboratório de 2ª Classe na área da Vulcanologia entre agosto e dezembro de 2004 e entre outubro de 2002 e dezembro de 2003.

Entre setembro e novembro de 2007 foi Bolseiro de Investigação no CINECA - Consorcio Interuniversitário (Bolonha, Itália), integrado no projeto europeu HPC-Europa, onde recebeu formação em Computação de Alto Desempenho (HPC). De janeiro a julho de 2004 foi Bolseiro de Investigação na University of Bristol (Reino Unido), no âmbito do projeto europeu EU-VDRTN (European Union - Volcano Dynamic Research Training Network), tendo-se dedicado à modelação de lavas traquíticas. No mesmo período, recebeu formação complementar no MVO (Montserrat Volcano Observatory) em técnicas de monitorização de vulcões ativos, nomeadamente em Geofísica, Geoquímica, Geodesia e Ambiental.
 
De setembro de 2001 a agosto de 2002 foi ainda professor estagiário de Ciências da Terra e da Vida e de Ciências Naturais na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada.
 
Em 2009 foi galardoado com o prémio Young Scientist Outstanding Poster Paper (YSOPP) na Assembleia Geral de EGU em Viena, pelo trabalho sobre zonação numérica do perigo de produtos piroclásticos de fluxo nas ilhas do Faial e Terceira.
 
Enquanto membro da UC de Vulcanologia Física e Magmatismo (IVAR) e Técnico Superior do CIVISA participou em diversas campanhas de amostragem nas várias ilhas dos Açores, e em Cabo Verde, missões oceanográficas, acompanhou crises sísmicas e exercícios de simulação de crises sismo-vulcânicas no arquipélago, colaborou na execução de relatórios técnico-científicos e participou em diversas reuniões científicas nacionais e internacionais. 
​​

Data de Ingresso no IVAR


01-10-2002

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afectação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação