Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 8 de agosto às 08:06h, intensidade máxima III/IV na freguesia de VelasCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



Açores ► Fenómenos Naturais

Zona epicentral
17-12-2010 15:25
Ponta Delgada
Actividade sísmica na Crista Média-Atlântica está relacionada com o processo natural de expansão dos fundos oceânicos

O CIVISA, Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, tem vindo a registar desde o início do mês de Dezembro uma intensa actividade sísmica num sector da Crista Média-Atlântica, sensivelmente a meia distância entre as ilhas do Faial-Graciosa e das Flores-Corvo.

 

O evento mais energético ocorreu no dia 9 de Dezembro e atingiu uma magnitude Ml de 4,2. Ao lonfo deste episódio a Rede de Vigilância Sismovulcânica da Universidade dos Açores já registou cerca de três centenas de eventos.

 

De acordo com Teresa Ferreira, directora do CIVISA, esta actividade sísmica resulta do processo natural de expansão dos fundos oceânicos e poderá estar relacionada com uma fase de manisfestações vulcânicas submarinas. Tendo em atenção que o fenómeno se está a desenvolver algures entre os 800 e os 2.000 metros de profundidade, a uma distância média de 120 km das referidas ilhas, não existe qualquer perigo para as populações.

 
A avaliação do padrão de actividade registada até ao momento aponta para que se possa ter entrado já numa fase de declínio, interpretação que só poderá ser confirmada nos próximos dias em função do número de eventos que venha a ser registado.


Fontes


Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas