Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Praia de Santa Bárbara (Ribeira Grande, S. Miguel)
17-06-2010 00:00
Ponta Delgada
Salt Water Intrusion Meeting (SWIM21 - AZORES 2010)

Aula Magna da Universidade dos Açores, 21-25 Junho 2010

 

O 21st Salt Water Intrusion Meeting (SWIM21 - AZORES 2010) terá lugar este ano de 21 a 25 Junho na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, Açores, Portugal. Trata-se de uma organização conjunta do  Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG) e do Centro de Geo-Sistemas do Instituto Superior Técnico (CVRM, IST, Lisboa).

 

O 21st Salt Water Intrusion Meeting reunirá um grupo de mais de 120 investigadores, técnicos, gestores de recursos hídricos e autoridades da água de todo o mundo que estão directamente envolvidos na resolução de problemas relacionados com a intrusão salina e gestão de aquíferos costeiros, com o objectivo de partilharem os principais avanços das suas investigações, ideias e recomendações. É também uma oportunidade para que alunos de doutoramento participem nestas discussões e apresentem os resultados dos seus estudos.

 

A questão da intrusão salina em aquíferos costeiros tem recebido uma atenção crescente da comunidade internacional devido à elevada concentração da população mundial junto ao mar, o que tem criado uma pressão crescente sobre os recursos hídricos nestas zonas e aumentado o risco de salinização dos recursos subterrâneos de água doce. Outros fenómenos, como as alterações climáticas, a subida do nível médio do mar, as necessidades crescentes de água para a agricultura e abastecimento das populações, têm também contribuído para um aumento do risco de intrusão salina nos principais sistemas aquíferos. Nos Açores, esta problemática já afecta alguns dos furos de captação de água subterrânea e obriga necessariamente a uma gestão mais sustentável dos recursos de água subterrânea.

 

A cerimónia de abertura terá lugar na Aula Magna da Universidade dos Açores, pelas 09:00 horas da próxima segunda feira, 21 de Junho, contando com a presença de autoridades académicas e regionais. Os Doutores José Virgílio Cruz e Rui Coutinho são os investigadores do CVARG que coordenam este evento.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas