Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores, Açores ► Ciência

Congresso Nacional de Geomorfologia (Porto)
01-12-2010 09:00
Porto
Novos desenvolvimentos no estudo e mitigação do risco de instabilidade de vertentes nos Açores serão apresentados no V Congresso de Geomorfologia

Decorrerá, na cidade do Porto, entre os dias 8 e 11 de Dezembro, o V Congresso de Geomorfologia, promovido pela Associação Portuguesa de Geomorfólogos (APGeom) e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Dando continuidade aos eventos anteriores, este congresso bienal visa manter um espaço de debate e intercâmbio de conhecimentos das várias áreas científicas que fazem parte da Geomorfologia. A organização do evento conta, para além da participação portuguesa, com a presença de investigadores do Brasil, Argentina, México, Venezuela, Chile, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Lorosae, Espanha, Itália, França e Reino Unido.

 

Tendo este evento como principio fundamental reunir os contributos que tradicionalmente têm enriquecido e consolidado a investigação geomorfológica em Portugal num quadro internacional, procurando reforçar as competências e aplicações da Geomorfologia em beneficio da sociedade, os investigadores do CVARG, Rui Marques e Paulo Amaral, apresentarão dois trabalhos integrados nos seguintes temas "Georriscos  e  Protecção  Civil" e "Novas  metodologias  de  investigação  em  Geomorfologia".

 

O investigador Rui Marques abordará o desenvolvimento de um sistema empírico de alerta para movimentos de vertente (ELEWS-Pov), baseado na aplicação da Distribuição Generalizada dos Valores Extremos (dGEV) para a determinação de limiares de precipitação no concelho da Povoação (ilha de S. Miguel), sendo que o investigador Paulo Amaral fará uma apresentação sobre a contribuição da variação da sucção matricial dos solos na estabilidade de vertentes, apresentando como caso de estudo um trabalho desenvolvido num talude do concelho da Povoação (ilha de São Miguel).

 

Ambos os trabalhos resultam de recentes desenvolvimentos da Unidade Cientifica de Movimentos de Vertente do CVARG, sendo fruto de investimentos realizados ao nível da monitorização e do desenvolvimento laboratorial.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas