Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaCrise sismovulcânica de S. Jorge, último sismo sentido: 29 de dezembro às 05:31h, intensidade máxima III/IV nas freguesias de Santo Amaro e VelasCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



Açores ► Fenómenos Naturais

Imagem: CVARG
Topo da montanha do Pico     Fonte: CVARG
21-09-2009 23:00
Ponta Delgada
Esclarecimento sobre a origem da coluna de vapor observada na Montanha do Pico

Relativamente a uma notícia veiculada através da impressa, segundo a qual a fumarola do Piquinho, na ilha do Pico, teria começado esta segunda-feira de manhã a emitir gases vulcânicos, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) esclarece o seguinte:

 

No topo da montanha do Pico (Piquinho) existe uma área de desgaseificação permanente caracterizada pela emissão de vapor de água a uma temperatura que se situa entre os 50 e os 75°C. Este fenómeno dá origem à formação de uma coluna de vapor que, por vezes, em determinadas condições meteorológicas e em especial às primeiras horas da manhã, se torna particularmente intensa, sendo bem visível a partir de vários pontos do Pico, assim como da ilha Faial.

 

A coluna de vapor hoje observada por alguns momentos no topo da Montanha resultou das excepcionais condições meteorológicas e de visibilidade registadas, não se devendo a qualquer libertação anómala de gases vulcânicos.

 

O Vulcão do Pico é monitorizado por diversas redes de observação do CIVISA, encontrando-se todos os parâmetros dentro dos padrões normais. 



Fontes


CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas