Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Ciência

Imagem: CVARG
Lagoa do Fogo - São Miguel    Fonte: CVARG
05-09-2009 17:30
Ponta Delgada
Livro do projecto europeu VOLUME integra trabalhos sobre o Vulcão do Fogo, ilha de S. Miguel

Foi recentemente publicado o livro “The VOLUME Project – VOLcanoes: Understanding subsurface mass moveMEnt” com alguns dos principais resultados científicos obtidos no projecto VOLUME que decorreu entre 2005 e 2009 e onde a Universidade dos Açores, através do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), foi um dos 18 parceiros envolvidos.

 

Esta obra, organizada sob a forma de artigos científicos com revisão editorial, representa uma importante abordagem multidisciplinar à dinâmica dos processos vulcânicos, com a integração de diversas metodologias aplicadas a um largo espectro de tipos de vulcões, nomeadamente, Mt. Etna e Campi Felgrei, em Itália, MýrdalsJökull (Katla) e Eyafallajökull, na Islândia, Fogo, nos Açores, Ruapehu e White Island, na Nova Zelândia, Popcatépetl e Volcán de Colima, no México, Arenal, na Costa Rica, Copahue, na Argentina, e  Misti e Ubinas, no Peru.

 

Os investigadores do CVARG contribuíram com dois dos 30 artigos publicados nesta obra, dedicando-se um deles à sismicidade e o outro à geoquímica de gases.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas