Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Excursão de campo na ilha da Madeira (Imagem CVARG)
 
22-10-2006 12:30
Ponta Delgada
Congressistas alertam para a importância dos perigos naturais no planeamento e ordenamento do território

Decorreu no Funchal, ilha da Madeira, o 3º Congresso de Geomorfologia, promovido pela Associação Portuguesa de Geomorfólogos (APGeom) e destinado à promoção do conhecimento e ao debate de ideias em torno desta área disciplinar. Os perigos naturais e o seu impacte socio-económico foram uma vez mais alvo de especial atenção, tendo os congressistas alertado para a necessidade de se criarem condicionantes específicas nesta matéria para efeitos do planeamento e do ordenamento do território.

 

Durante o evento, os investigadores do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG), Rui Marques e Paulo Amaral, apresentaram dois trabalhos integrados no tema “Dinâmicas Geomorfológicas Actuais”. O primeiro abordou os fenómenos de instabilidade geomorfológica desencadeados pelos sismos de 20 e 21 de Setembro de 2005 no maciço de Água de Pau, na ilha de S. Miguel, e a importância da utilização da análise multivariada na produção de mapas de susceptibilidade para este tipo de perigo geológico. O segundo dissertou sobre a utilidade do uso de técnicas geodésicas, nomeadamente das designadas Estações Totais, para a identificação e monitorização de massas de solo e rocha instáveis.



A reunião incluiu uma visita de estudo pela Ilha da Madeira, durante a qual foi possível visualizar alguns dos maiores movimentos de vertente da ilha e discutir alguns aspectos relacionados com o risco promovido por episódios recentes de chuvas intensas que geraram cheias rápidas.
 



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas