Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Dissertação de Doutoramento "Estudo hidrogeoquímico e vulcanológico de Lagos no Arquipélago dos Açores:aplicações para a mitigação de riscos naturais".
01-07-2009 16:30
Ponta Delgada
Lagos dos Açores alvo de estudo na Universidade dos Açores

O “Estudo hidrogeoquímico e vulcanológico de lagos no Arquipélago dos Açores: aplicações para a mitigação de riscos naturais” foi o tema da dissertação de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Hidrogeologia, defendida no dia 26 de Junho na Universidade dos Açores pelo Mestre Paulo Antunes, investigador do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores.

 

A dissertação teve como principal objectivo o estudo hidrogeoquímico de lagos situados nas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico, Graciosa, Flores e Corvo, de forma a não só compreender a evolução do quimismo da água e dos mecanismos modificadores envolvidos, bem como ponderar a importância da informação obtida para a monitorização geoquímica da actividade vulcânica nos Açores. Os resultados permitiram identificar uma assinatura geoquímica de origem vulcânica nalguns dos lagos estudados, constituindo uma valiosa base de dados para a monitorização da actividade vulcânica na região, factor que vem ampliar a capacidade de resposta do CVARG no domínio da caracterização da estabilidade dos sistemas activos.

 

O Mestre Paulo Antunes tem desenvolvido actividades de investigação no CVARG desde 2001, e auferiu, para o desenvolvimento do seu trabalho de doutoramento, de uma bolsa da  Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Paralelamente os trabalhos de campo beneficiaram do apoio concedido pela Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos.

 

As provas foram avaliadas por um júri presidido pelo Vice-Reitor da Universidade dos Açores, Prof. Doutor Jorge Manuel Rosa de Medeiros (por delegação do Reitor), sendo vogais o Doutor José Manuel Martins Azevedo, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; o Doutor Alcino de Sousa Oliveira, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; os Doutores João Luís Roque Baptista Gaspar, José Virgílio de Matos Figueira Cruz, Rui Moreira da Silva Coutinho e Paulo Jorge Amaral Borges da Universidade dos Açores. Da apreciação realizada, o júri deliberou aprovar o candidato com a distinção e louvor por unanimidade.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas