Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Imagem CVARG
Simulação de erupção vulcânica
03-07-2008 12:30
Ponta Delgada
CVARG participa em exercício de simulação de uma erupção vulcânica

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos participa no exercício VOLCSMA 2-08, organizado pela Navegação Aérea de Portugal (NAV), que decorre ao longo do dia 3 de Julho. Este exercício simula a ocorrência de uma erupção explosiva no vulcão das Sete Cidades, ilha de São Miguel, e tem como objectivo testar, para a aviação civil, os meios de comunicação e procedimentos operacionais entre agências com responsabilidades de intervenção em situações de emergência relacionadas com actividade vulcânica. Para além da NAV de Santa Maria e do CVARG intervêm ainda o Volcanic Ash Advisory Center de Toulouse, França, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e o Instituto de Meteorologia.

 

Neste exercício o CVARG desencadeia o alerta de erupção vulcânica, estabelecendo os Níveis de Alerta para a aviação e, através da modelação da dispersão e deposição de cinzas vulcânicas, informa as entidades envolvidas do evoluir da situação.

 

As nuvens de cinzas vulcânicas constituem um perigo para a aviação, condicionando a circulação aérea e a operacionalidade dos aeroportos, tendo já originado situações de emergência graves, nomeadamente em resultado da ingestão de cinzas pelas turbinas dos aviões, causando danos extensos.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas